Central do Idoso realiza 2,6 mil atendimentos em 2016

por SB — publicado 2017-01-16T15:40:00-03:00

CJI realiza 2,6mil atendimentos 2016Durante o ano de 2016, a Central Judicial do Idoso realizou um total de 2601 atendimentos, sendo 1071 acolhimentos (demandas que chegaram pela primeira vez) e 1530 acompanhamentos (retorno à Central, de pessoas que já foram acolhidas). Do total dos casos atendidos, 283 foram relativos a violência contra pessoas de 60 anos de idade ou mais.

O tipo de violência prevalente contra os idosos atendidos foi a psicológica, com 106 casos, seguida da financeira, com 94, e da negligência, com 55 ocorrências. Em alguns casos, a vítima sofria mais de um tipo de violência. A violência psicológica caracteriza-se por agressões verbais ou gestos que visem afetar a autoestima, a autoimagem e a identidade da pessoa idosa, ou mesmo aterrorizá-la. Incluem-se aqui insultos e ameaças. A violência financeira é a exploração indevida da renda e apropriação do patrimônio do idoso, como, por exemplo, obrigar a pessoa a contrair empréstimo.  Por negligência, entende-se a falta de atenção para com as necessidades da pessoa idosa, como o descuido com segurança e higiene.

As maiores vítimas da violência foram as mulheres, em 157 casos. Os homens sofreram violência em 95 ocorrências. Na grande maioria dos casos (119), os agentes de violência foram os próprios filhos.

A Região Administrativa com maior número de casos de violência atendidos pela Central em 2016 foi Ceilândia (42), seguida de Brasília (30) e de Samambaia (22).

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do Ministério Público do DF e da Defensoria Pública. Atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover articulação com instituições para atendimento de demandas e assessorar autoridades competentes.

Entre os dias 17 e 20/1, exclusivamente, os atendimentos da Central Judicial do Idoso serão suspensos para que seja realizada mudança no layout dos locais de acolhimento. A Central funciona no 4º andar do Bloco B do Fórum de Brasília e atende aos idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é 3103.7609.

Para saber mais sobre a Central do Idoso, clique aqui.