Juiz do TJDFT fala à Rádio Justiça sobre o cumprimento da meta 4 do CNJ

por ACS — publicado 2017-01-27T16:11:00-03:00

O juiz Assistente da Corregedoria de Justiça do DF e Gestor das Metas de 1º Grau no TJDFT, Luis Martius Holanda Bezerra Júnior, falou à Rádio Justiça, na sexta-feira, 20/1, sobre o cumprimento da meta de Combate a Corrupção, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. A entrevista foi transmitida durante o programa Repercussão Geral, da Rádio Justiça. Clique aqui para ouvir.

Na entrevista, o juiz ressaltou a importância da responsabilização pelos crimes de improbidade: “É uma meta que volta os olhos para os processos que já entraram há dois anos, a fim de que eles tenham uma solução mais rápida e que, consequentemente, se possa responsabilizar, na esfera criminal, aqueles que praticaram o crime contra a administração pública e, na esfera cível, se possa recompor o prejuízo que união, estados e municípios tiveram com esses atos de improbidade praticados”, disse à rádio.

Além disso, o magistrado destacou que a meta é continuada. Neste ano, serão analisados os processos até 2014. Prevê, ainda, que deve-se conseguir cumprir a meta de 2017 antes do tempo, tendo um acervo cada vez mais recente, com a eficiência da prestação jurisdicional. A meta 4 prevê o combate à corrupção e o julgamento de ações de improbidade administrativa. De 1.400 processos distribuídos até dezembro de 2013, o TJDFT julgou 1.265, superando, assim, o índice de 70% definido para o alcance da meta.

O Tribunal alcançou o cumprimento total das 8 metas do Poder Judiciário, definidas para o segmento da Justiça estadual, no ano de 2016. Dentre os resultados alcançados, destacam-se as metas de produtividade, que consistem em julgar maior número de processos do que a quantidade recebida naquele ano. Em 2016, o TJDFT recebeu 301.534 novos feitos e julgou 317.526 processos, o que representa 105,3% no cumprimento da meta. 

Saiba mais:

TJDFT comemora pleno cumprimento das Metas do Judiciário