Núcleo de Conciliação do TJDFT firma parceria com IDP

por MLC — publicado 2017-01-25T17:45:00-03:00

Conciliação e MediaçãoO Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do TJDFT – NUPEMEC, vinculado à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, iniciou o ano de 2017 com o credenciamento de mais uma instituição de ensino para capacitar mediadores judiciais, o Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

O IDP é a segunda instituição a firmar parceria após a edição da Portaria Conjunta 89/2016. O Instituto irá oferecer o Curso de Mediação Básica, nos moldes da Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, com duração de 40 horas teóricas e 80 horas práticas, previsto para abril. A parte teórica do curso será ministrada pelo IDP e a parte prática em um dos CEJUSCs vinculados ao TJDFT. A primeira a celebrar parceria foi a Escola da Magistratura da AMAGIS – ESMA, que iniciou as aulas teóricas dia 23 de janeiro.

A juíza coordenadora do NUPEMEC, Luciana Sorrentino, considera que a atuação de instituições privadas na capacitação de mediadores judiciais é de suma importância para a expansão da política nacional de tratamento adequado de conflitos. “Os métodos autocompositivos não podem mais ser vistos como um caminho alternativo, mas sim como o caminho mais eficiente para resolver grande parte dos conflitos”, declarou a magistrada. “Dessa forma, profissionais em mediação serão devidamente formados na velocidade exigida pela demanda surgida com o novo CPC e a Lei de Mediação. O IDP é reconhecidamente uma instituição de excelência e o seu credenciamento traz a certeza de uma formação profissional técnica e de qualidade, nos termos delineados pelo CNJ”, concluiu a coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do TJDFT .