TJDFT dá posse ao desembargador Rômulo Mendes de Araújo

por AB — publicado 2017-01-20T18:25:00-03:00

Posse do desembargador Rômulo Mendes de AraújoO Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, deu posse na tarde desta sexta-feira, 20/1, ao juiz de Direito Substituto de 2º Grau, Rômulo Mendes de Araújo, no cargo de desembargador da Justiça do DF. Autoridades, amigos, parentes e magistrados compareceram à sessão solene, revestida de caráter mais austero que o habitual, em virtude do luto oficial decretado pela morte do ministro do STF Teori Zavaski.

Prestigiaram a posse, além das autoridades da Casa, o Presidente do TCU, Ministro Raimundo Carreiro; o Governador do DF, Rodrigo Rollemberg; o Presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle; o Procurador do MPDFT, Leonardo Bessa; o Presidente da Amagis/DF, juiz Fábio Francisco Esteves; o Presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, representantes do TRE/DF, AMB, CNJ, AGU, Ministério da Transparência, Defensoria Pública do DF, entre outros.

Logo na abertura da sessão, o Presidente do Tribunal informou que a solenidade seria diferenciada, "em face do momento de consternação pelo qual passa o país". Dessa forma, foi suprimida a execução do Hino Nacional e realizado um minuto de silêncio em memória ao ministro falecido. Na sequência, o empossando realizou o juramento, assinou termo de posse - o qual foi lido pelo Secretário-Geral - e recebeu a comenda da OMJDFT, em seu mais alto grau (grão-colar), excepcionalmente em estojo fechado.

O Presidente do Tribunal, então, fez uso da palavra apenas para fazer um breve histórico do novo desembargador e dar-lhe as boas-vindas.

Mineiro, natural da cidade de Patrocínio, o desembargador Rômulo Mendes de Araújo formou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia-MG, onde também se especializou em Direito Processual Civil, e mais tarde conquistou o título de Mestre em Direito Constitucional. Antes de ingressar na magistratura do DF, em 1993, exerceu a advocacia, participou de diversos movimentos estudantis e políticos, entre eles o Diretas Já, e logrou aprovação nos concursos públicos para procurador do estado de Minas Gerais e juiz de Direito Substituto do DF e também de Minas Gerais. Tendo escolhido a capital federal para iniciar sua carreira, foi promovido a juiz de Direito 3 anos depois, sendo removido ao cargo de juiz de Direito Substituto de 2º Grau, em 2014, e agora passa a ocupar o cargo de desembargador do TJDFT.

(Foto: Valter Zica / OAB-DF)