Núcleo de Inclusão do TJDFT completa oito anos

por SB — publicado 2017-07-10T17:05:00-03:00

NICNesse dia 8/7, o NIC - Núcleo de Inclusão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) completou oito anos de atuação. Criado em 2009 e vinculado à Presidência do Tribunal, por meio da Portaria GPR 811/09, alterada pela Portaria 1465/2014, o NIC tem atuado ativamente para promover a inclusão de pessoas com deficiência na Casa.

Com a criação do NIC, o Tribunal se antecipou à Recomendação nº 27, do Conselho Nacional de Justiça, de dezembro do mesmo ano, que prescrevia a adoção de “medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais de modo a promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência”.

Ao longo desses oito anos, o NIC, em parceria com diversos setores do Tribunal, realizou exposições de arte, promoveu palestras e cursos e fez permanentes consultas aos servidores com deficiência da Casa para traçar diretrizes de atuação. Solicitou a aquisição de recursos da tecnologia assistiva para promover a inclusão laboral de servidores com deficiência e trabalhou para aprimorar a mobilidade dentro das instalações do Tribunal e dos fóruns do Distrito Federal.  O Núcleo ainda mantém contrato com empresa prestadora de serviços de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais para dar suporte a audiências judiciais e eventos do Tribunal.

Conheça algumas das ações do NIC nesses oito anos:

TJDFT investe em libras para promover inclusão

TJDFT investe em tecnologia assistiva para promover inclusão

TJDFT aprova plano de ação para inclusão de pessoa com deficiência

TJDFT ouve servidores com deficiência e colhe sugestões

TJDFT promove ações para ampliar consciência inclusiva