Programa Superendividados é tema na Rádio Nacional e na CBN

por MLC — publicado 2017-07-07T17:25:00-03:00

Superendividados incrições abertasO Programa de Prevenção e Tratamento de Consumidores Superendividados do TJDFT foi tema nas Rádios Nacional e CBN. Na Rádio Nacional, a supervisora do Programa, Andreia Oliveira de Siqueira, participou, ao vivo, do programa Tarde Nacional, nessa quinta-feira, 6/7. Na CBN, a repórter destacou as inscrições abertas do Programa que tem a finalidade de promover a prevenção, o tratamento e a resolução amigável de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento.

A supervisora Andreia informou que são oferecidas palestras e mesas-redondas gratuitas onde se discutem a gestão e a educação financeira com os participantes. Disse também que o Programa atua nas frentes de prevenção e tratamento, com iniciativas psicossociais para que o cidadão possa participar de sessão de conciliação com a situação financeira equilibrada.

O Programa Superendividados está com as inscrições abertas. Interessados podem enviar pedido de inscrição para o e-mail super@tjdft.jus.br informando nome completo e CPF. Após inscrição, o participante deverá comparecer ao TJDFT para a participação nas seguintes etapas: Entrevista e apresentação de documentação necessária; Oficina sobre Educação Financeira do Consumidor; Iniciativas financeiras: Orientação Financeira Individual (sendo uma obrigatória e até mais duas optativas); Iniciativas psicossociais: Orientação Psicossocial Individual, Constelação Familiar e Grupo Temático de Enfrentamento - optativas; e por último, participar de sessões de conciliação para renegociação das dívidas.

No TJDFT, o Programa de Prevenção e Tratamento de Consumidores Superendividados teve início em 2015 e foi consolidado em 3/2/2016, com a inauguração do Cejusc/Super - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania, que trata desse tema específico, localizado no Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes. O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC e os CEJUSCs estão vinculados à 2ª Vice-Presidência do Tribunal, comandada pelo desembargador José Jacinto Costa Carvalho.

Clique aqui e ouça a entrevista da supervisora Andreia na Rádio Nacional.

Para ouvir sobre o assunto na Rádio CBN, clique aqui.