Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

TJDFT economiza R$ 95 mil com redução do uso de descartáveis

por TT — publicado 26/06/2017

O TJDFT economizou R$ 94.963,97 com a redução do consumo de copos e garrafas descartáveis em 2016. A partir da implementação de uma nova gestão do consumo de descartáveis na Casa, com foco na racionalização do uso de materiais, foi possível reduzir o consumo de 11.408 centos de copos descartáveis, 111.648 unidades de garrafas de água de 500 ml e 5.688 garrafões de 20 litros de água.

O consumo de descartáveis é um dos itens monitorados pelo Plano de Logística Sustentável – PLS do TJDFT. Entre as medidas adotadas pelo Tribunal para reduzir o uso do material está a eliminação da compra das garrafas plásticas de 500 ml, que foram substituídas por água fornecida em jarras nos gabinetes e salas de audiência aos magistrados. A substituição é uma tendência adotada por diversos órgãos públicos, tendo em vista os impactos econômicos da compra deste material e o risco ambiental negativo do descarte de recipientes plásticos.

A partir da conscientização de magistrados e servidores, da implantação de nova metodologia de distribuição dos materiais de consumo, que passaram a ser solicitados diretamente pelas unidades demandantes, com cotas estabelecidas por meio da Portaria Conjunta 95/2016, o gasto com copos descartáveis para água e café tiveram uma redução significativa, de aproximadamente 30% com relação a 2015.

Além disso, desde 2015, o TJDFT está instalando purificadores de água nos fóruns, em substituição aos bebedouros de garrafão. A aquisição dos purificadores visa reduzir o impacto orçamentário de aquisição, estocagem, reposição e transporte dos galões, bem como a gestão racional do gasto público, por meio da redução de compra de água embalada, em atendimento à Portaria Conjunta 53/2015 e à Resolução CNJ 201/2015.

Esses e outros dados de economia de gastos públicos e de redução dos consumos de água, energia, contratos de terceirizados, telefonia, papel, entre outros, podem ser conferidos no  Relatório de desempenho do Plano de Logística Sustentável – PLS – Ano 2016, disponível na página Transparência do site do TJDFT.

Leia também

TJDFT economiza 3 milhões de folhas de papel após implementação do PJe nos juizados cíveis de Brasília

TJDFT reduz consumo de água e inova na gestão de recurso

TJDFT reduz consumo de energia em 6% em 2016

Palavras-chave
Viver Direito