Constantino: Júri de Taguatinga realiza segundo dia de julgamento do ex-proprietário da Gol

por AF — publicado 2017-05-09T18:55:00-03:00

Julgamento ConstantinoAcompanhe as informações sobre o Júri, em tempo real, pelo Twitter do TJDFT e fotos autorizadas para download estão disponíveis no flicker do TJDFT.

O Tribunal do Júri de Taguatinga retomou às 10h50, desta terça-feira, 9/5, a sessão de julgamento do ex-proprietário da Gol Linhas Aéreas Ltda, Constantino de Oliveira, e mais quatro réus acusados pelos crimes de homicídio qualificado e oferecimento de vantagem à testemunha. O júri teve início nesta segunda-feira, às 9h, e no primeiro dia a sessão se estendeu até 1h30 da madrugada, quando foram ouvidas seis testemunhas, das 31 arroladas inicialmente.

No segundo dia do julgamento, o juiz-Presidente da sessão abriu os trabalhos ouvindo a última testemunha que faltava. Todas as demais foram dispensadas. Terminada as oitivas, começou, ainda pela manhã, o interrogatório dos réus. O primeiro a ser interrogado foi João Marques dos Santos, que optou por responder apenas às perguntas formuladas pelo seu advogado. Depois, foi interrogado João Alcides Miranda, que se declarou inocente ao juiz e respondeu às perguntas feitas pelo MPDFT e por seu advogado.

Após intervalo para almoço, a sessão foi retomada por volta das 14h30, com o interrogatório de Constantino de Oliveira, que respondeu às perguntas do juiz, de seu advogado e de jurados. A pedido da defesa, devido ao estado de saúde, Constantino não respondeu às perguntas dos demais advogados e do MPDFT.

Na sequência, o juiz João Marcos Guimarães Silva, titular do Tribunal do Júri, ouviu o réu Vanderlei Batista Silva. Vitor Foresti, genro de Constantino e também réu no processo, foi o último acusado a prestar esclarecimentos. Ele respondeu às perguntas do juiz, do MP, do advogado e de jurados. Os interrogatórios terminaram às 18h.

Nesta quarta-feira, o julgamento terá continuidade, com previsão de início às 9h, quando serão realizados os debates entre acusação e defesa.

O processo está em Segredo de Justiça mas a sessão de julgamento não, sendo permitida a entrada de jornalistas ao Plenário do Júri. Não estão liberadas gravações audiovisuais nem acesso de equipamentos de captação de som e de imagem. Celulares e laptops deverão ser usados no modo silencioso, respeitando as restrições citadas anteriormente.

Processo: 2002.07.1.000644-9