Correições extrajudiciais do TJDFT despertam interesse do TJBA

por AB — publicado 2017-05-25T18:20:00-03:00

Correições extrajudiciais do TJDFT despertam interesse do TJBAO Corregedor da Justiça do Distrito Federal, desembargador José Cruz Macedo, recebeu na tarde desta quinta-feira, 25/5, em seu gabinete, visita da Corregedora das Comarcas do Interior da Bahia, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. Além de fortalecer a interação e a troca de experiências entre os dois tribunais, também motivou o encontro, o interesse dos visitantes em conhecer o trabalho relacionado às correições e inspeções extrajudiciais no DF.

Acompanhada de seus assessores, Mônica Garrido e Josué Fonseca, do assessor jurídico da Corregedoria Geral do TJBA, Divalmir Santos, e do assessor jurídico da Corregedoria das Comarcas do Interior, Neilton Barreto, a desembargadora assistiu a uma breve explanação feita pelo Coordenador de Correição e Inspeção Extrajudicial do TJDFT, Pacífico Nunes, e o juiz assistente da Corregedoria Omar Dantas, sobre a estrutura da Cociex - Coordenadoria de Correição e Inspeção Extrajudicial, sua metodologia de trabalho, as ferramentas que utiliza, a normatização empregada, a periodicidade de suas ações, os resultados aferidos, entre outras questões.

Com uma realidade bem diferente que a do estado baiano, o DF consegue fiscalizar com tranquilidade os 37 cartórios extrajudiciais aqui existentes. Para tanto, conta com equipe especializada que anualmente correiciona a totalidade dos cartórios extrajudiciais, sempre acompanhada de um juiz corregedor. Detentora de Certificação ISO 9001 no processo "Correições e Inspeções dos Cartórios Extrajudiciais do DF", a Cociex mantém uma página no site do TJDFT com informações diversificadas no que tange aos cartórios extrajudiciais.

Cabe lembrar que os cartórios extrajudiciais são órgãos de competência delegada, cuja fiscalização compete ao Poder Judiciário local. A atividade de correição extrajudicial, por sua vez, tem por objetivo fiscalizar, inspecionar e acompanhar o bom desempenho das atividades cartorárias, bem como verificar a regularidade e a legalidade da atividade notarial e registral, em prol do cidadão.