Gestores do TJDFT se reúnem para elaborar plano de capacitação na área de aquisições

por SS — publicado 2017-05-22T17:35:00-03:00

plano de capacitação na área de aquisiçõesNa tarde da última sexta-feira, 19/5, gestores do TJDFT participaram de uma oficina para elaboração do Plano de Capacitação na área de Governança e Gestão de Aquisições. O evento foi realizado pela Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, e teve o objetivo de identificar os conhecimentos relacionados aos processos de aquisição, passíveis de serem tratados por meio de soluções educacionais.

Em cumprimento ao Acórdão 2743/2015, do Tribunal de Contas da União, e dada a importância estratégica da gestão de aquisições para o TJDFT – especialmente diante de um cenário onde a eficiência e a eficácia dos processos de compra, bem como o estabelecimento de mecanismos de controle se tornam cada vez mais essenciais para a gestão pública – a área foi escolhida para ser o projeto piloto de uma nova estratégia de educação corporativa.

A oficina foi realizada a partir de diálogos e compartilhamentos das percepções dos participantes acerca dos principais temas relacionados aos processos de aquisição, incluindo desde a fase de planejamento até a execução do contrato. Conduzida por meio da técnica “World Café”, a oficina contou com a participação de representantes de 15 áreas que atuam nas diferentes etapas do processo de aquisição e nos diversos tipos de contratação do TJDFT.

A partir do material produzido coletivamente, a Escola de Formação Judiciária iniciará a construção das primeiras Trilhas de Aprendizagem, com a sequência de cursos e indicações de conteúdos que os servidores deverão seguir para o desenvolvimento das suas competências, introduzindo, a partir de então, o conceito de flexibilidade por meio da oferta de novas formas de aprendizagem, além dos tradicionais cursos presenciais e a distância.