Magistrados do TJDFT participam do I Seminário de Processo Civil da ABPC

por TT — publicado 2017-05-10T15:00:00-03:00

I Seminário de Processo Civil da ABPCO desembargador do TJDFT Arnoldo Camanho e o juiz do TJDFT Renato Castro participaram nessa segunda-feira, 8/5, do "I Seminário de Processo Civil da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil - ABPC", realizado no Auditório da OAB-DF, em Brasília. O Seminário, encerrado ontem, 9/5, marcou o lançamento da ABPC, que tem como objetivo congregar interessados pelo aprimoramento do processo civil e promover a discussão sobre o tema.

Durante o primeiro painel da noite, o desembargador do TJDFT e vice-presidente da ABPC, Arnoldo Camanho, falou sobre as inovações do CPC nas ações possessórias. O desembargador esclareceu que este é um tema sempre atual, por se referir as invasões de terras, como de fazendas e de prédios públicos, ainda muito recorrentes. Segundo o magistrado, o novo código “mudou bastante o roteiro do procedimento, para que o juiz possa receber a petição e emitir liminares a fim de tirar ou não as pessoas de dentro da terra”.

O juiz do TJDFT Renato Castro, também membro da Diretoria da ABPC, participou do segundo painel do evento, no qual destacou as modificações na instrução probatória. A palestra de abertura do Seminário, com o ministro do Supremo Tribunal Federal – STF Marco Aurélio Mello, foi conduzida pelo Presidente da ABPC, Jorge Amaury Nunes, doutor em Direito pela USP, professor aposentado de processo civil da UnB e advogado. Na ocasião, os presentes homenagearam o ministro Teori Zavascki, por ser um dos grandes nomes do processo civil.

O primeiro dia do evento contou ainda com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ, João Otávio Noronha; do presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto; do secretário-geral adjunto do CFOAB e membro honorário vitalício da OAB/DF, Ibaneis Rocha; do diretor jurídico da ABPC, Paulo Gustavo Medeiros de Carvalho; do secretário-geral da ABPC, Guilherme Pupe; do advogado da União e diretor financeiro da ABPC, Vitor Trigueiro.

 

Com informações OAB/DF