Mostra fotográfica "Nunca me Calarei" chega ao Fórum de Santa Maria

por SB — publicado 2017-05-08T15:35:00-03:00

Exposição Nunca me Calarei Santa MariaO TJDFT, por meio do Centro Judiciário da Mulher – CJM, leva a mostra fotográfica “Nunca me Calarei”, do artista Márcio Freitas, ao Fórum de Santa Maria, a partir desta segunda-feira, 8/5, onde ficará até o dia 18/5. A exposição é composta por 12 fotos, impressas em painéis 2 x 2 m². Até o final de 2017, o Tribunal pretende levar a mostra para todos os fóruns do DF.

“Nunca me Calarei” é uma série fotográfica de rostos de mulheres brasileiras que sofreram alguma forma de assédio, tentativa ou abuso sexual. As fotos expõem, nos olhares de cada modelo, os sentimentos guardados na alma depois da violência sofrida: indignação, dor, medo, mágoa, raiva... Com a iniciativa, Márcio Freitas dá voz às vítimas, que durante muito tempo se mantiveram caladas, ou por vergonha ou por bloqueios sociais e emocionais.

O número de fotos do projeto original, de 130 fotos, não foi escolhido pelo fotógrafo aleatoriamente, pelo contrário, representava a estatística, à época, oficial de abusos sexuais cometidos contra mulheres diariamente no Brasil. A exposição já esteve no MASP, em São Paulo; na Praia de Copacabana, no Rio; na Câmara Legislativa do DF e em vários fóruns do TJDFT.