TJDFT participa de evento no Ministério Público Federal sobre educação financeira

por MLC — publicado 2017-05-12T16:30:00-03:00

palestra MPF Cejusc SuperNo dia 11/5, os servidores do TJDFT, Rafael Rico e Beatriz Lassance, ministraram a palestra “Educação Financeira – Planejamento para a Vida, resgatando a dignidade do cidadão superendividado”, na 4ª Semana Nacional de Educação Financeira promovida pelo Ministério Público Federal – MPF. O evento ocorreu na Procuradoria Geral da República, em Brasília, e contou com cerca de 60 participantes.

A palestra minitrada por Rafael, que também é educador financeiro do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados – Cejusc/Super, durou 1h30. Ao final da ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de compreender a relação entre consumo, poupança e crédito avaliando opções para administração de seus recursos financeiros de maneira consciente (gestão sustentável); e identificar alternativas de resolução amigável de conflitos financeiros.

O Cejusc/Super teve o início em 2015, no TJDFT, com o Programa de Prevenção e Tratamento de Consumidores Superendividados e foi consolidado em 3/2/2016 com a inauguração do Centro. O Programa tem a finalidade de promover a prevenção, o tratamento e a resolução amigável de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento.

Na frente "Prevenção", a iniciativa promove palestras gratuitas para instituições públicas e privadas. Na frente "Tratamento", atende ao cidadão por meio de oficinas de educação financeira, orientação financeira individualizada, iniciativas psicossociais (grupos temáticos, constelação familiar e orientação psicossocial individualizada) e solução consensual de conflitos com os credores.