TJDFT promove debate sobre contratações de obras e serviços de engenharia

por TT — publicado 2017-05-03T16:05:00-03:00

Reunião de ObrasCom intuito de promover a troca de experiências sobre contratações de obras e serviços de engenharia entre diferentes órgãos públicos, o TJDFT promoveu, por meio da Coordenação de Projetos e Gestão de Contratos de Obras – COB e da Secretaria de Administração Predial - SEAP, a Mesa Redonda: Desafios atuais e futuros nas contratações de obras e serviços de engenharia. O evento, iniciado ontem, 2/5, e finalizado na manhã desta quarta-feira, 3/5, teve como objetivo a troca de experiências por meio de um ciclo de conversas e debates entre arquitetos e engenheiros de diferentes órgãos, que, muitas vezes, vivem desafios e dificuldades semelhantes.

A mesa redonda foi aberta, nessa terça-feira, 2/5, pela coordenadora de obras do TJDFT, Daniele Feitosa, e pela secretária predial, Marcia Torres, que juntas acentuaram os objetivos do encontro e destacaram a importância da discussão, diante do momento vivido, que é de economia e de cortes orçamentários, o que exige inovação das áreas de engenharia e arquitetura dos órgãos públicos.

Durante os dois dias do evento, foram debatidos temas como: contratos de manutenção predial; gestão dos espaços físicos; regularização de edificações públicas; retrofit predial e os desafios na redução de despesas em custeio; eficiência energética e mercado livre de energia; elaboração e contratação de projetos; fiscalização e execução de contratos de obras; tipos de Empreitada e critérios de medição global e unitário; responsabilidade técnica de projetistas e fiscais; e terceirização de projetos e fiscalização de obras.

Durante a abertura dos trabalhos desta quarta-feira, 4/5, o secretário-geral substituto do TJDFT, Rafael Arcanjo Reis, ressaltou a importância da troca de experiências na evolução da questão das obras nos órgãos públicos. “Este é um momento salutar e importante para identificar problemas comuns aos órgãos, soluções parecidas, soluções economicamente viáveis e sustentáveis”, enfatizou ao agradecer a presença dos participantes.

O encontro contou ainda com a presença do subsecretário de Manutenções do TJDFT, Gustavo Silva Magalhaes, do subsecretário de serviços gerais do TJDFT, Marcelo Farias, e servidores da casa. Ao longo dos dois dias, o evento reuniu representantes das áreas técnicas do Ministério Público Federal - MPF; do Tribunal de Contas da União - TCU; do Tribunal Regional Federal da 1ª Região - TRF1; do Superior Tribunal de Justiça- STJ; do Tribunal Superior Eleitoral - TSE; e do Tribunal Superior do Trabalho - TST.