Vem aí a 17ª edição do Programa Cidadania e Justiça na Escola

por ASP — publicado 2017-05-15T15:50:00-03:00

Cidadania e Justiça na EscolaA solenidade de abertura será nesta sexta-feira, 19/5

Na manhã desta sexta-feira, 19/5, o Programa Cidadania e Justiça na Escola realizará solenidade de abertura das atividades da 17ª edição do Programa. A cerimônia está marcada para acontecer às 9h30, no Auditório Sepúlveda Pertence, localizado no térreo do bloco A do Fórum de Brasília. Autoridades do TJDFT e dos parceiros da ação, além dos estudantes das Escolas Classes 03 e 403 Norte, do Núcleo Bandeirante e do Plano Piloto, respectivamente, do Centro de Ensino Fundamental Planalto, do Plano Piloto, e da Escola Classe da Natureza, do Paranoá, irão prestigiar o evento de abertura.

Este ano, o Programa irá desenvolver palestras em escolas das regionais de ensino de Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Plano Piloto, Recanto das Emas e Samambaia. A previsão é que cerca de 10 mil estudantes sejam alcançados.

Desenvolvido desde 1999, o Programa Cidadania e Justiça na Escola, lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB e desenvolvido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal – Amagis/DF, em parceria com o TJDFT e a Secretaria de Educação do GDF, tem o objetivo de levar aos alunos do 5º ano do ensino fundamental noções de Cidadania e Justiça, que abrangem ética, moral, política, além dos deveres e direitos fundamentais.

Por meio do contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário, o Programa busca conscientizar os alunos sobre a forma de exercer esses direitos e, com isso, prepará-los para agirem de forma consciente como futuros cidadãos. A partir da conscientização das crianças, bem como dos professores e coordenadores, o Programa visa, ainda, torná-los multiplicadores dos conhecimentos dentro das comunidades em que se encontram. 

O Cidadania e Justiça na Escola conta com a colaboração de magistrados voluntários que ministram palestras aos alunos. O conhecimento repassado permite que as relações, de agora e da fase adulta, sejam travadas com mais respeito, solidariedade, cordialidade e dignidade. Antes do encontro com os magistrados, o conteúdo do Programa é aplicado aos alunos por meio de uma cartilha, em forma de revista em quadrinhos, na qual é explicada a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito.