Abertas as inscrições para a 14ª edição do Prêmio Innovare

por ACS — publicado 2017-03-23T12:24:00-03:00

Prêmio InnovareAutores de boas práticas que contribuam para a melhoria do sistema judicial brasileiro têm até o dia 15/5 para concorrerem à 14ª edição do Prêmio Innovare. Poderão inscrever boas práticas, exclusivamente por ficha de inscrição disponível no site do Prêmio, Tribunais, magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos e advogados, que poderão apresentar práticas individualmente ou em grupo, em suas respectivas categorias. Outros profissionais que devem apresentar práticas na categoria Justiça e Cidadania. Clique aqui para regulamento, ficha de inscrição e mais informações sobre o prêmio.

Lançado em 2004, o Prêmio Innovare identifica, premia e divulga as iniciativas que contribuem para o bom funcionamento e a modernização da Justiça. Desde a primeira edição, foram analisadas pela comissão julgadora mais de 5 mil práticas de todos os estados brasileiros.

Nesta edição, serão contempladas as seguintes categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Além dessas categorias, a comissão julgadora poderá premiar uma iniciativa dentre todas as recebidas, sobre o tema sistema penitenciário.

As práticas que atenderem ao regulamento serão visitadas por consultores especializados e, em seguida, avaliadas pela comissão julgadora, composta por ministros do STJ e do STF, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados e outros profissionais.

A avaliação da comissão julgadora será baseada nos critérios de eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade (potencial capacidade de disseminação da prática ou de um conjunto de práticas), satisfação do usuário, alcance social e abrangência territorial. Os vencedores receberão troféus e menções honrosas e terão suas iniciativas divulgadas no site do Instituto Innovare.

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apoia o prêmio e trabalha na divulgação das ações premiadas.

Justiça Comunitária

Em 2005, o TJDFT foi vencedor do II Prêmio Innovare com o Programa Justiça Comunitária, então coordenado pelas juízas Gláucia Falsarella Foley e Carla Patrícia Frade. A ação pioneira e inovadora hoje é modelo adotado pelo Ministério da Justiça que vem sendo implantado em todo o país.

Acesse o site do Prêmio Innovare para ler o regulamento da 14ª edição, preencher a ficha de inscrição e ter mais informações.