Juiz do TJDFT fala ao site do CNJ sobre benefícios do Sistema Eletrônico de Execução Unificada

por ACS — publicado 2017-03-22T08:00:00-03:00

SEEU CNJ entrevistaO Conselho Nacional de Justiça - CNJ publicou matéria em seu site sobre o sucesso da implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificada - SEEU em todo o país. O programa automatiza cálculos processuais e avisa juízes, o que evita que réus fiquem detidos além do determinado. A reportagem traz entrevista concedida pelo juiz Gilmar Tadeu Soriano, juiz assistente da Presidência e titular da Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas do DF - VEPEMA sobre os benefícios do sistema no Distrito Federal.

O juiz Gilmar Soriano revela que "a rotina de servidores e magistrados foi otimizada ao extremo", desde que o SEEU foi implantado na VEPEMA, em dezembro de 2016. Segundo o magistrado, o sistema, que nos próximos meses será expandido às varas de Execução Penal - VEP e de Execução das Penas em Regime Aberto - VEPERA, traz benefícios formais e administrativos, como tornar a tarefa de magistrados e servidores menos manual e economizar com milhares de cópias de documentos todos os meses. "O juiz pode usar o tempo ganho para desenvolver uma política para melhor execução penal. E, com isso, baixar os índices de reincidência e devolver o preso à sociedade mais bem ressocializado", afirmou o juiz.

O SEEU ainda permite que advogados e promotores pesquisem o conteúdo das causas no sistema sem ir às varas, além de verificar os requisitos para concessão de benefícios, calcular os prazos e notificar o juiz quando o réu obtém os direitos.

Os dados dos benefícios concedidos aos presos estão disponíveis na matéria "Digitalização de ações penais agiliza 25,5 mil benefícios a presos", disponibilizada no site do CNJ. Clique aqui para ler a matéria e assistir ao vídeo com a entrevista do juiz Gilmar Soriano.