Juíza da VEMSE inspeciona unidades de semiliberdade e de internação

por AP/SECOM/VIJ — publicado 2017-03-10T09:55:00-03:00

VIJ VEMSENo período de 8/2 a 8/3, a juíza Lavínia Tupy, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (VEMSE), juntamente com a equipe de sua assessoria, visitou oito unidades de semiliberdade e de internação do Distrito Federal, localizadas em Taguatinga, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, São Sebastião, Planaltina e Brazlândia, para conhecer de perto as instalações e a situação dos adolescentes e jovens que estão cumprindo essas modalidades de medidas socioeducativas.

As inspeções são realizadas bimestralmente, pautadas em um formulário criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre os diversos pontos analisados estão estrutura física das unidades, oferta de cursos profissionalizantes, práticas esportivas, frequência escolar, garantia ao direito de visitas, atendimento odontológico, médico e psiquiátrico, atividade cultural e religiosa.

Durante o procedimento, Lavínia destacou a importância do acompanhamento dos jovens por um especialista e da produção dos relatórios avaliativos. Por meio deles, é possível identificar os fatores de risco a que os adolescentes estão expostos ao voltarem para o seio social e familiar. “É imprescindível uma padronização dos relatórios para acompanhar a evolução dos jovens, identificar os fatores de risco e fortalecer a rede de proteção”, avalia a juíza.

Comemoração do Dia da Mulher

No dia 7/3, véspera da comemoração do Dia da Mulher, a juíza da VEMSE realizou a inspeção na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) e aproveitou a oportunidade para presentear as 25 internas com chocolate e flores. Lavínia estava acompanhada pela promotora de justiça Lígia Reis, que atua na Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude.

Na ocasião, Lígia e Lavínia transmitiram mensagens de otimismo e autoestima para as jovens em cumprimento de medida socioeducativa. A maioria das meninas cometeu o ato infracional na companhia de uma figura masculina. “Quando você ama alguém, você nunca expõe essa pessoa a uma situação de risco. Quero que vocês se amem em primeiro lugar e escolham bem seus parceiros”, falou a juíza.

Lígia contou para as adolescentes o porquê de o dia 8/3 ser o Dia da Mulher e compartilhou com as internas que sua vida nem sempre foi fácil. “Quero dizer para vocês que todas as mulheres são fortes e com uma capacidade imensa de transpor dificuldades. Por isso, não desistam de vocês e acreditem em seu potencial”, enfatizou.