Ouvidoria do TJDFT: há 17 anos ouvindo o cidadão

por TT — publicado 2017-03-27T13:15:00-03:00

Ouvidoria 17 anosDesde 2000, o TJDFT conta com a Ouvidoria-Geral, um canal aberto por meio do qual o cidadão pode esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do Tribunal e enviar reclamações, sugestões e elogios. Somente no último ano, a Ouvidoria do TJDFT recebeu 211.389 demandas, sendo 97% relativas a pedidos de informação, em sua maioria, sobre endereços e telefones, andamentos processuais, organização e funcionamento do Tribunal. Os outros 3% das demandas foram relacionados a reclamações, dúvidas, elogios.

Criada em 27 de março de 2000, por meio da Resolução 3/2000, a Ouvidoria do TJDFT foi a primeira do Judiciário brasileiro a receber a certificação ISO 9001:2008, em maio de 2011. Com a certificação, o objetivo é assegurar a satisfação do cidadão quanto ao atendimento, garantir a celeridade e a eficácia dos serviços prestados e promover a qualificação dos servidores. Além disso, desde 2012, a Ouvidoria avalia, por meio de pesquisa, a satisfação dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados pela unidade. Em 2016, o índice de satisfação foi de 8,4, em uma escala de 0 a 10, o que reforça a qualidade dos serviços prestados pela Ouvidoria do TJDFT.

A interlocução com o jurisdicionado permite à Ouvidoria conhecer situações que, quando tratadas internamente, transformam-se em mudanças que impactam na prestação de serviços de forma a beneficiar não só aquele que apresentou a demanda, mas, também, outros cidadãos atendidos pelo TJDFT. Ao longo de 2016, diversas ações foram implementadas pela Administração do TJDFT com base em questionamentos, reclamações e sugestões dos usuários, tendo em vista o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Entre as ações realizadas estão: adequação de procedimentos e rotinas; melhorias de acessibilidade; aperfeiçoamento de sistemas e melhorias na disponibilização do conteúdo no site do TJDFT.

Se você tem alguma dúvida, reclamação, sugestão ou elogio sobre o TJDFT, entre em contato com a Ouvidoria-Geral. As manifestações podem ser encaminhadas por formulário eletrônico, pelo telefone 0800 614646, por fax, carta e até pessoalmente (clique aqui e saiba mais). A sua opinião é tão importante para o TJDFT quanto o seu Direito.