Secretaria Psicossocial do TJDFT cria sistema informatizado para aprimorar sua atuação

por SB — publicado 2017-03-21T17:55:00-03:00

A Secretaria Psicossocial Judiciária – SEPSI do TJDFT iniciou, neste ano de 2017, a utilização de uma nova ferramenta para otimizar os trabalhos que realiza. Trata-se de Sistema informatizado, denominado SEPSIWEB, que funciona como banco de dados, armazena, organiza e controla as demandas encaminhadas pelas varas e juizados assessorados. A SEPSI recebe cerca de sete mil demandas por ano.

O Sistema foi construído por um servidor da própria Secretaria com apoio da Secretaria-Geral da Presidência e permite o registro de dados dos casos atendidos, inclusive anexando relatórios e pareceres técnicos. Possibilita também a elaboração de relatórios estatísticos das unidades que compõem a Secretaria.

A SEPSI é composta por quatro serviços: Serviço de Assessoramento às Varas Cíveis e de Família – SERAF, Serviço de Perícias Judiciais – SERPEJ, Serviço de Assessoramento a Magistrados sobre Usuários de Drogas – SERUQ e Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais – SERAV.

Criada em 2007, por meio da Portaria 272/2007, e reestruturada em 2015, pela Portaria GPR 518/2015, a SEPSI está diretamente vinculada à Presidência da Casa e agrega profissionais das áreas de psicologia, serviço social, pedagogia e medicina. Seu principal objetivo é contribuir para a decisão judicial oferecendo subsídios biopsicossociais com o propósito de assessorar os magistrados em questões criminais e cíveis, atuando com as Varas de Família, os Juizados Especiais Criminais e o Juizado de Violência contra a Mulher.