TJDFT investe em tecnologia assistiva para promover inclusão

por SB — publicado 2017-03-27T18:15:00-03:00

NICO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT utiliza recursos da tecnologia assistiva para promover a inclusão de servidores com deficiência. Monitores de LED de 23”, lupas eletrônicas com ampliação de imagem para leitura de textos e softwares destinados à leitura de telas estão entre os recursos fornecidos pelo Tribunal para permitir às pessoas com deficiência visual realizarem suas atividades laborais. Em 2016, foram distribuídos cinco notebooks específicos para servidores com deficiência visual, priorizando aqueles que demonstraram interesse pelo equipamento e cujas atividades demandam sua utilização. No TJDFT, os sites de internet e intranet estão adequados ao W3C (World Wide Web Consortium) que estabelece padrões internacionais de acessibilidade. 

Uma outra medida importante adotada pela Casa foi a adoção de carga individual para os bens de tecnologia destinados às pessoas com deficiência. Quando o servidor muda de lotação, os bens adaptados às suas necessidades são automaticamente transferidos para o novo setor, juntamente com ele.

Por meio do Núcleo de Inclusão - NIC, o TJDFT finaliza questionário para realizar mais um levantamento de necessidades e identificação de barreiras de inclusão dos servidores da Casa com deficiência. Essa ação atende ao art. 21 da Resolução 230/2016 do CNJ que determina aos órgãos do Poder Judiciário a manutenção de cadastro contendo as especificidades das deficiências dos servidores, bem como suas necessidades e possíveis sugestões ou adaptações para a inclusão no ambiente de trabalho. A iniciativa está prevista no Plano de Ação do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência para 2017.

O mesmo Plano também confere à Subsecretaria de Desenvolvimento - SUDES/SETIC a atribuição de realizar estudos para promover a evolução dos sistemas corporativos do TJDFT para plataformas acessíveis.

Está ainda previsto para o ano de 2017 a avaliação da acessibilidade dos aparelhos de telefonia celular disponíveis na Casa, com vistas no posterior fornecimento aos servidores com deficiência visual; a aquisição de três scanners de voz com gravação e saída em MP3 e outros equipamentos demandados por servidores.