TJDFT leva mostra fotográfica “Nunca me Calarei” para Fórum de Brazlândia

por AF — publicado 2017-03-31T19:45:00-03:00

Exposição Nunca me CalareiA partir de segunda-feira, 3/4, o TJDFT, por meio do Centro Judiciário da Mulher – CJM, leva a mostra fotográfica “Nunca me Calarei” ao Fórum de Brazlândia. A exposição, composta por 12 fotos, impressas em paineis 2 x 2 m², ficará no local até o dia 20/4. Até o final de 2017, o Tribunal pretende levar a mostra para todos os fóruns do DF.

“Nunca me Calarei” é uma série fotográfica de rostos de mulheres brasileiras que sofreram alguma forma de assédio, tentativa ou abuso sexual. As fotos expõem nos olhares de cada modelo os sentimentos guardados na alma depois da violência sofrida: indignação, dor, medo, mágoa, raiva... Com a iniciativa, Márcio Freitas dá voz às vítimas, que durante muito tempo se mantiveram calada, ou por vergonha ou por bloqueios sociais e emocionais.

O número de fotos do projeto original, de 130 fotos, não foi escolhido pelo fotógrafo aleatoriamente, pelo contrário, representava a estatística, à época, oficial de abusos sexuais cometidos contra mulheres diariamente no Brasil. A exposição já esteve no MASP, em São Paulo; na Praia de Copacabana, no Rio; e na Câmara Legislativa do DF.