Agentes da Justiça Comunitária visitam Exposição Banguê no Dia da Consciência Negra

por SS — publicado 2017-11-21T13:50:00-03:00

agentes da Justiça Comunitária de Ceilândia visitam Exposição BanguêNa segunda-feira, 20/11, Dia Nacional da Consciência Negra, o Memorial TJDFT, Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, recebeu um grupo de agentes da Justiça Comunitária da Ceilândia que foram conhecer a exposição Banguê, do fotógrafo Weverson Paulino. O artista esteve no local para tirar dúvidas e explicar seu processo criativo, além de contar histórias por trás de cada fotografia.

Nesta exposição, Weverson apresenta 30 fotos que retratam a comunidade quilombola Kalunga, da região de Cavalcante. Identidade negra, ancestralidade e territorialidade quilombola são temas presentes no projeto fotográfico, que dá visibilidade às tradições religiosas e culturais de um dos últimos quilombos do País. Por compartilhar dos mesmos códigos da comunidade, o fotógrafo consegue transitar e consolidar seus registros, à medida que se aprofunda no contato com um universo familiar.

Weverson Paulino é formado em História e pós-graduado em Fotografia de Natureza. Por ter crescido na região da Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás, desenvolveu atividades de conhecimento e preservação ecológica na área, além da paixão pela fotografia. Há 15 anos, toca projeto turístico e fotográfico em Cavalcante, GO, juntamente com sua esposa.

Ao final da visita, os agentes da Justiça Comunitária da Ceilândia puderam dialogar com o fotógrafo e fizeram perguntas sobre a cultura, festas e costumes dos quilombolas. Eles também relataram algumas das atividades desenvolvidas pelo grupo na conscientização e combate ao racismo em Ceilândia, dentre outras atividades.

Visite o Memorial!

Agentes da Justiça Comunitária visitam Exposição BanguêA Exposição Banguê fica aberta para visitação até sexta-feira, 24/11. O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenado pelo desembargador Humberto Ulhôa.