Cidadania e Justiça visita cinco escolas nesta semana

por MD — publicado 2017-10-23T12:00:00-03:00

Cidadania e Justiça na Escola

As visitas do Programa Cidadania e Justiça às escolas da rede pública do DF continuam na manhã desta terça-feira, 24/10, nas escolas classes 209, da Asa Sul, e 03, do Paranoá. Na ocasião, os juízes do TJDFT Romero Brasil e Gislaine Reis, respectivamente, ministrarão palestra sobre direitos e deveres aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental.

As atividades do Programa são desenvolvidas pela AMAGIS-DF, em parceria com o TJDFT, com o objetivo de promover o contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário e de levar noções de cidadania e justiça aos alunos, para que assim possam agir de forma consciente no futuro.

Ao todo, o Cidadania e Justiça na Escola espera atender 178 alunos nas cinco visitas previstas para esta semana. Além das escolas citadas acima, o programa passará ainda por mais três instituições de ensino. Na manhã desta quarta-feira, 25/10, será a vez dos alunos das Escolas Classes 403 e 405 Norte receberem as atividades do Programa. Para finalizar, na sexta-feira, 27/10, a iniciativa chega à Escola Classe Natureza do Paranoá.

Em sua 17ª edição e com 20 mil alunos já atendidos, o Cidadania e Justiça na Escola visa promover o contato simplificado dos estudantes com o Poder Judiciário, por meio da colaboração de magistrados voluntários do TJDFT que ministram palestras aos alunos. Antes do encontro com os magistrados, o conteúdo do Programa é aplicado aos estudantes por meio de cartilha, em forma de revista em quadrinhos, na qual é explicada a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito.

Através do contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário, o Programa visa conscientizar os alunos sobre a forma de exercer os direitos e, com isso, prepará-los para agirem de forma consciente como futuros cidadãos. A partir da conscientização das crianças, bem como dos professores e coordenadores, o Programa busca, ainda, torná-los multiplicadores dos conhecimentos dentro das comunidades em que se encontram. 

Regional

Escola

Data

Turno

Magistrado voluntário

Plano Piloto

EC 209  Sul

24/out

Matutino

Romero Brasil

Paranoá

EC 3

24/out

Matutino

Gislaine Reis

Plano Piloto

EC 403 Norte

25/out

Matutino

Ana Claudia Barreto

Plano Piloto

EC 405 Norte

25/out

Matutino

Romero Brasil

Paranoá

EC Natureza/Paranoá

27/out

Matutino

Marília Garcia Guedes