Juíza do TJDFT participa de workshop em defesa da pessoa idosa

por CL — publicado 2017-10-03T16:50:00-03:00

Imagem de um casal de idosos que tem ao fundo uma casa e algumas árvores. Ela sorri, sentada em um balanço, cada mão segura uma corrente. À direita, ele segura com uma das mãos a mesma corrente dela e sorri.Abaixo, Workshop de estruturação da rede de defesa e proteção à pessoa Idosa, 2 de outubro de 2017, das 9h às 18h, no auditório Osvaldo Stefanello, 6º andar - Palácio da Justiça - Porto Alegre/RS.Assinatura com a marca do TJRS - Tribunal de Justiça do Rio Grande do SulA juíza de Direito e Coordenadora da Central Judicial do Idoso DF, Monize da Silva Freitas Marques, participou do I Workshop de Estruturação da Rede de Defesa e Proteção à Pessoa Idosa, que aconteceu em Porto Alegre/RS no dia 2 de outubro.

O evento buscou fortalecer e integrar o Judiciário com os Poderes Executivos e Legislativo e desenvolver parcerias com os órgãos do sistema da justiça com outras entidades públicas para viabilizar a eficiência no que se refere ao acesso da população idosa à justiça e à garantia dos seus direitos.

A juíza participou da mesa de debate com o tema "A implementação da Política de Promoção e Defesa dos Direitos aos segmentos da população idosa do Brasil". Também participaram da mesa, a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e a Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre, Elisiane Silva de Alburquerque.

Durante o debate, a juíza Monize palestrou sobre o funcionamento da Central Judicial do Idoso (CIJ/TJDFT), apresentando o objetivo e a estrutura da central, bem como os resultados conseguidos desde 2012 até 2016.

O workshop compôs a programação feita para a Semana do Idoso, que acontece no dia 2 a 6 de outubro, em Porto Alegre - RS.

Temas em debate

O workshop debateu temas como: A efetivação do direito da pessoa idosa à saúde; As múltiplas faces da violência contra a pessoa idosa; e O idoso como protagonista na defesa de seus direitos; além da apresentação feita pela juíza Monize Marques sobre a Central Judicial do Idoso no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (CJI/TJDFT).