Juíza do TJRJ visita Programa Justiça Comunitária do TJDFT

por ACS — publicado 2017-10-02T16:55:00-03:00

Juíza do TJRJ visita Programa Justiça ComunitáriaNa última quarta-feira, 27/9, o Programa Justiça Comunitária (PJC), do TJDFT, recebeu, em sua sede, no Fórum de Ceilândia, a visita da juíza Lísia Carla Vieira Rodrigues, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro/TJRJ. A magistrada veio conhecer projetos vinculados à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, acompanhada da servidora Érika Medeiros, daquela unidade.

Acolhida carinhosamente pela equipe do Justiça Comunitária, a juíza Lísia presenciou uma das atividades desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Justiça e Cidadania (voluntários que atuam no PJC) e servidores, a chamada “discussão de triagem”. Nessa atividade, a partir dos relatos das demandas trazidas pela população aos agentes, são discutidas as condições e circunstâncias que envolvem cada situação, e traçadas, conjuntamente, as estratégias de atendimento para cada caso.

A Supervisora do Justiça Comunitária, Thaís Andreozzi, com a participação dos colegas e dos agentes comunitários, trouxe, à magistrada carioca, a história do Programa desde suas origens, em 2000. Foram apresentadas algumas das diversas atividades e projetos desenvolvidos nesses dezessete anos até os dias de hoje pelo PJC, que teve Ceilândia como projeto-piloto e, atualmente, expande-se por outras regiões do DF.   

No encontro, os agentes comunitários, com protagonismo e engajamento, estilo que lhes caracterizam, puderam esclarecer dúvidas da juíza, tais como o processo de seleção e capacitação dos agentes comunitários, a inclusão dos entes públicos na atuação do Programa, entre outros temas. Explanados também os projetos atuais do PJC e os eixos de atuação do Programa nas comunidades do DF: a mediação comunitária de conflitos, a educação para os direitos e a articulação das redes sociais. Casos concretos atendidos pelo PJC foram trazidos como exemplos à magistrada, com a ênfase que é dada a essas ações pela transformação de pessoas e comunidades, para estarem cada vez mais aptas a pensarem juntas e, coletivamente, participarem das decisões para suas próprias vidas.

Ao final do encontro, a juíza Lísia Rodrigues assistiu ao vídeo de Apresentação do Programa Justiça Comunitária e declarou: “Estou muito emocionada com o trabalho de vocês. Estão de parabéns. Vocês estão tornando a vida das pessoas mais felizes, estão tornando a vida melhor das comunidades. Vou levar as melhores lembranças dessa experiência”.