TJDFT vai inaugurar posto avançado de conciliação na Faculdade Mauá de Taguatinga

por SS — publicado 2017-10-03T16:40:00-03:00

Imagem de seis pessoas em volta de uma mesa, segurando peças coloridas de um quebra cabeça. Está escrito no centro: "Conciliação e Mediação". O caminho mais adequado para resolver os seus conflitos.Na próxima sexta-feira, 6/10, às 15h, será inaugurado o Posto Avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania de Taguatinga (CEJUSC-TAG) nas dependências da Faculdade Mauá, localizada na Avenida Comercial Norte, CNB 03, lote 05/06.

O posto avançado é fruto da parceria firmada por meio de convênio, assinado em 2016, entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT e a Faculdade Mauá. O posto será o primeiro fora da circunscrição de Brasília e atenderá exclusivamente demandas pré-processuais. O Posto Avançado da Faculdade Mauá funcionará com recursos e força de trabalho próprios, devendo seguir as regras da Resolução 125/10 do CNJ, sob a supervisão e acompanhamento do CEJUSC-TAG e do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC. Eventuais acordos alcançados nas sessões de conciliação do posto avançado serão homologados pela juíza coordenadora do CEJUSC-TAG.

Além dos 18 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e de Cidadania (CEJUSCs) espalhados pelo DF, o TJDFT tem dois postos avançados de conciliação em funcionamento. Um, em parceria com o Centro Universitário de Brasília, Uniceub, funciona no Setor Comercial Sul. O outro, em parceria com o IDP, encontra-se instalado no prédio da Ordem dos Advogados de Brasília, OAB-DF, na 516 Norte. Ambos prestam atendimento a toda população do DF.

A ampliação dos CEJUSCs é um projeto institucional, vinculado à Presidência, que integra o Plabi 2016-2018, na perspectiva "Sociedade – Acesso à Justiça". Ele visa fomentar métodos consensuais de solução de conflitos e aperfeiçoar a qualidade de atendimento ao usuário. O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC e os CEJUSCs estão vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada hoje pelo desembargador José Jacinto Costa Carvalho.