Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2017 Outubro VIJ/DF entrega brinquedos pedagógicos as instituições de acolhimento do DF

VIJ/DF entrega brinquedos pedagógicos as instituições de acolhimento do DF

Os brinquedos foram arrecadados em campanha realizada pela Rede Solidária Anjos do Amanhã
por AP/SECOM/VIJ-DF — publicado em 11/10/2017 18:10

Foto dos brinquedos doados na campanhaNa tarde desta terça-feira, 10/10, a Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF – VIJ/DF, fez a entrega dos brinquedos pedagógicos arrecadados pela campanha 100% Fraterno para sete instituições de acolhimento do DF. Os itens serão destinados à criação e ao aparelhamento de brinquedotecas especializadas no desenvolvimento das crianças acolhidas. 

A campanha, realizada no período de 16/8 a 5/10, foi promovida pela VIJ/DF, pelo Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) e pela Associação dos Magistrados do DF (Amagis/DF). Contou ainda com o apoio do colégio Sigma, na arrecadação e divulgação da ação, e da Associação dos Servidores da Justiça do DF (Assejus), na disponibilização de postos de coleta nos fóruns do DF. 

Estiveram presentes na entrega o juiz titular da VIJ/DF, Renato Scussel; o supervisor do Anjos do Amanhã, Gelson Leite; o presidente da Amagis/DF, Fábio Esteves; a presidente do IEDF, Sandra Taya, e o coordenador pedagógico do colégio Sigma, Eli Carlos Guimarães.

Na ocasião, Renato Scussel agradeceu a oportunidade de trabalhar em rede e desenvolver uma ação conjunta com a Amagis/DF, o IEDF, o Sigma, a Assejus e as entidades de acolhimento do DF. O juiz também pediu que todos os parceiros permaneçam unidos trilhando o caminho do voluntariado. “Essa é uma ação pontual e ao mesmo tempo diferenciada, pois nos mostra que podemos mudar a vida das crianças e dos adolescentes acolhidos”, declarou o juiz titular da VIJ.

Durante a entrega, o supervisor da Rede Solidária reconheceu o esforço de todos os colaboradores da campanha e destacou: “Essa campanha foi focada em necessidades específicas. Cada instituição apresentou uma lista de suas carências à Rede Solidária e os voluntários se empenharam para atender”, enfatizou.

VIJ/DF entrega brinquedos pedagógicos 2

Ana Paula Nascimento, coordenadora da instituição Batuíra – Obras Sociais do Centro Espírita, agradeceu, com muito entusiasmo. “O Anjos do Amanhã sempre nos auxilia em tudo que precisamos, nossas demandas são prontamente atendidas e sempre recebemos uma palavra de apoio”, reconheceu. A coordenadora contou ainda que as novas brinquedotecas farão as crianças se sentirem mais valorizadas e com a autoestima elevada.  “A parte mais emocionante é perceber o sorriso no rosto das crianças ao verem esses brinquedos. Isso é impagável”, falou.

Sucesso de arrecadação

A campanha 100% Fraterno foi um sucesso de arrecadação, superando todas as expectativas. Com quase dois meses de duração, foram arrecadados cerca de 530 itens, entre eles bolas de futebol, bambolês, mesas de pingue-pongue, bonecas, fantoches, livros de pintura, materiais lúdicos como jogos de tabuleiro, cubos mágicos, quebra-cabeças, petecas e kits de tênis de mesa.

Com o êxito nas doações, além das intuições de acolhimento do DF, também foi agraciado o Espaço Criança da Vara da Infância e da Juventude, local que mantém meninos e meninas enquanto seus pais ou responsáveis participam de audiências ou são atendidos pelos profissionais da Vara. “Por conta do sucesso da campanha, também foi possível compartilhar os brinquedos com as crianças que fazem uso do Espaço Criança da VIJ”, comemora Gelson.

Entidades de acolhimento beneficiadas

A campanha beneficiou as entidades de acolhimento Aldeias Infantis SOS, Batuíra – Obras Sociais do Centro Espírita, Casa Transitória de Brasília, Grupo Luz e Cura, Lar de São José, Nosso Lar e UNAC - Unidade de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Essas entidades foram consultadas sobre os materiais necessários à montagem dos espaços e forneceram uma lista com os objetos importantes para o desenvolvimento das atividades lúdico-pedagógicas que serão ministradas no local junto ao público beneficiário. 

Destaques nas doações

Entre as doações exitosas, destaque para um voluntário do IEDF, que mobilizou grupos de amigos e conseguiu arrecadar R$ 5,2 mil, que foram convertidos em 104 brinquedos pedagógicos. No grupo de amigos do IEDF, Maria Fernanda Oliveira foi a responsável pela pesquisa de valores, compra dos brinquedos e entrega dos itens ao Anjos do Amanhã. “É fundamental a gente se envolver nessas questões sociais, não deixar a responsabilidade apenas para o Estado. Vivemos em mundo muito individualista. Se cada um ajudasse um pouco, as coisas seriam bem diferentes”, compartilhou.

Outra doação importante foi da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, por meio da Coordenadora da Pastoral da Caridade, Luziana Fonseca, que doou para a VIJ/DF quatro sacolas de brinquedos pedagógicos arrecadadas na campanha da igreja para o Dia das Crianças. “Nós somos um grupo de voluntariado da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e ficamos conhecendo o trabalho da Rede Solidária Anjos do Amanhã por meio do Grupo Comunhão e Direito, parceiro do IEDF. Temos muito interesse em realizar trabalhos em parceria e ficamos felizes em fazer parte desta campanha e colaborar com o Anjos do Amanhã. É um enorme prazer ajudar as crianças e adolescente atendidos pelo Anjos”, disse. 

Outra bela iniciativa foi a de uma mãe que doou dezenas de brinquedos pedagógicos do filho, a maioria jogos de tabuleiros em bom estado de conservação, após uma ação de desapego realizada em conjunto com a criança. 

O voluntariado institucional marcou presença na campanha, por meio da doação de objetos de decoração feita pelas servidoras lotadas na Diretoria-Geral Administrativa da VIJ/DF Simone Resende e Ana Carolina Torelly. Os itens irão compor as brinquedotecas das instituições Batuíra – Obras Sociais do Centro Espírita e Lar de São José.

Merece destaque também a doação de um parquinho feita pelo defensor público aposentado Sérgio Domingos à instituição Batuíra – Obras Sociais do Centro Espírita.

Parceria 

A campanha 100% Fraterno faz parte de uma parceria celebrada entre a VIJ/DF e o IEDF, em 4 de agosto, com a finalidade de promover ações sociais conjuntas orientadas para arrecadação de bens, na forma de campanhas ou doações avulsas, a serem destinados ao público atendido pela VIJ/DF. A parceria também prevê o desenvolvimento de atividades educacionais destinadas a adolescentes sob aplicação de medidas protetivas ou socioeducativas. 

ícone twitter  ícone facebook