Artista abre exposição de pinturas sobre Brasília no Memorial TJDFT

por SS — publicado 2017-09-18T18:30:00-03:00

Abertura exposiçãoNesta segunda-feira, 18/9, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu a exposição de pinturas "Coloridos Traços Brasilienses", do artista plástico Alexsandro Almeida. A mostra também faz parte da programação da 11ª Primavera dos Museus – evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, Ibram – e ficará disponível para visitação até 29/9.

Alexsandro de Brito Almeida é natural de Barreiras, BA, formado em Pedagogia e também graduado em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual pela UnB. Atualmente, trabalha como designer gráfico na Gerência de Educação a Distância da Universidade dos Correios em Brasília. Já ganhou vários prêmios de arte, sendo, o mais recente, o terceiro lugar no Prêmio SESC de Pintura em Tela Cândido Portinari 2014, com a pintura O Grito.

Em “Coloridos Traços Brasilienses” o artista traz 19 pinturas que apresentam ícones e símbolos de Brasília sob uma perspectiva estética e social. As telas apresentam uma arquitetura brasiliense que abandona a neutralidade, solidez, frieza e sobriedade que lhe são típicas para incorporar visualmente a pluralidade presente na capital do País: o colorido multicultural, a flexibilidade, a receptividade, o calor humano e a alegria que dão vida à cidade.

Visite o Memorial!

O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenado pelo desembargador Humberto Ulhôa.