Doe brinquedos pedagógicos e ajude a montar brinquedotecas nos serviços de acolhimento do DF

por SECOM/VIJ — publicado 2017-09-12T14:03:00-03:00

Brinquedotecas DoeA campanha 100% Fraterno foi prorrogada até o dia 5 de outubro. Agora você tem mais tempo para doar brinquedos pedagógicos e ajudar a instalar brinquedotecas nas entidades de acolhimento do DF e contribuir para o desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças e adolescentes. Clique aqui e participe!

Foi prorrogada até o dia 5 de outubro a campanha 100% Fraterno, promovida pela Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), pelo Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) e pela Associação dos Magistrados do DF (Amagis/DF). Agora você tem até o início de outubro, mês das crianças, para doar brinquedos pedagógicos e ajudar a instalar e aparelhar brinquedotecas especializadas em sete entidades de acolhimento do DF. A campanha tem a parceria do Colégio Sigma, na arrecadação e divulgação, e o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do DF (Assejus), na disponibilização de postos de coleta nos fóruns do DF. A VIJ/DF realiza a campanha por meio do seu programa de voluntariado, Rede Solidária Anjos do Amanhã.

Podem ser doados baralhos dos sentimentos, famílias de bonecos, instrumentos musicais, fantoches, minicozinhas e outros itens necessários ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Os objetos devem ser novos ou estar em bom estado de conservação e inteiros. A Rede Solidária Anjos da Manhã desenvolveu um sistema informatizado para facilitar as doações e proceder à contagem dos itens arrecadados. Clique aqui para consultar a lista completa dos brinquedos e objetos necessários.

Outra maneira de ajudar é reunir um grupo de amigos para dividir o valor da doação. A solidariedade é um sentimento contagiante que pode alcançar outras pessoas: basta que você dê o primeiro passo e sensibilize os que estão à sua volta.

A Campanha beneficiará as entidades de acolhimento Aldeias Infantis SOS, Batuíra – Obras Sociais do Centro Espírita, Casa Transitória de Brasília, Grupo Luz e Cura, Lar de São José, Nosso Lar e UNAC - Unidade de Acolhimento para Crianças e Adolescentes . Essas entidades foram consultadas sobre os materiais necessários à montagem dos espaços e forneceram uma lista com os objetos importantes para o desenvolvimento das atividades lúdico-pedagógicas que serão ministradas no local junto ao público beneficiário.

Desenvolvendo habilidades

Além de entreter e propiciar momentos lúdicos, as brinquedotecas pedagógicas são importantes para ajudar crianças e adolescentes a dominarem seus medos, ansiedades e outros bloqueios emocionais, utilizando o brinquedo como instrumento de expressão, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.

Abraçando a ideia

Dois generosos voluntários já fizeram sua parte nesta campanha. Um deles conseguiu mobilizar grupos de amigos e de familiares e arrecadar R$ 3 mil, que serão convertidos em brinquedos e em outros materiais necessários à montagem dos espaços. Outra voluntária também fez bonito: doou sozinha 19 brinquedos entre bonecos, minicozinhas, baralhos de emoções, além de outras significativas peças que vão incrementar o acervo das brinquedotecas. 

Faça como eles. Participe da campanha e deixe fluir sentimentos como solidariedade e empatia, valores que se coadunam com o sonho de uma sociedade mais fraterna. Para mais informações, entre em contato com a Rede Solidária pelos telefones 3103-3382, 3285 e 3259. As doações podem ser entregues até o dia 5 de outubro nos seguintes locais:

  • Sede da Rede Solidária Anjos do Amanhã – Vara da Infância e da Juventude - SGAN, 909 Norte.
  • Postos da Assejus nos fóruns do DF (exceto Águas Claras, Guará, Gráfica, Mirabete e Fórum Verde). Nesses locais, entregar nas diretorias dos fóruns.
  • Sede da Assejus – Fórum de Brasília, Bloco A, 10º andar.
  • Amagis – Fórum de Brasília, Bloco B, 10º andar.
  • Unidades do Colégio Sigma.
  • Sigma de Águas Claras (Rua  14 Sul, s/n, Lote 6).
  • Sigma Asa Sul (SGAS 912).
  • Sigma Asa Norte (SGAN 910).
  •  Sigma L2 Sul (SGAN 606).

Parceria

A campanha 100% Fraterno faz parte de uma parceria celebrada entre a VIJ/DF e o IEDF, em 4 de agosto, com a finalidade de promover ações sociais conjuntas orientadas para arrecadação de bens, na forma de campanhas ou doações avulsas, a serem destinados ao público atendido pela VIJ/DF. A parceria também prevê o desenvolvimento de atividades educacionais destinadas a adolescentes sob aplicação de medidas protetivas ou socioeducativas.