Memorial tem visita guiada para surdos e 1º Vice-Presidente escolhe obra para o acervo do TJDFT

por SS — publicado 2017-09-29T16:25:00-03:00

No hall do Memorial TJDFT, a exposição é apresentada por meio de um tradutor de libras para as pessoas surdas. As pessoas estão em círculo e há um banner atrás do expositor com o título: Coloridos Traços Brasilienses.Na tarde desta sexta-feira, 29/9, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, com apoio do Núcleo de Inclusão - NIC do TJDFT, realizou uma visita guiada com intérpretes e tradutores em Libras para pessoas com deficiência auditiva, no último dia da exposição "Coloridos Traços Brasilienses", do artista plástico Alexsandro Almeida.

O artista esteve presente na ocasião para explicar o processo criativo e demais curiosidades relacionadas à exposição. Além da mostra de pinturas, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do Tribunal de Justiça desde a sua origem, na antiga capital Salvador, até os dias atuais – por meio de fotos, painéis, mobiliário, esculturas, processos históricos e outras peças.

O Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI e o Núcleo de Inclusão - NIC do TJDFT pretendem repetir a iniciativa nas próximas exposições temporárias do calendário deste ano, proporcionando, assim, acessibilidade aos visitantes com deficiência auditiva.

1º Vice-Presidente do TJDFT escolhe pintura para o acervo do Tribunal

Desembargador Humberto Ulhoa está posicionado ao lado da obra escolhida no Memorial TJDFT. A pintura retrata algumas formas geométricas que remetem Brasília de forma bem colorida.No final da tarde, o desembargador Humberto Ulhôa, 1º Vice-Presidente do TJDFT, também visitou o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte e apreciou as pinturas da exposição "Coloridos Traços Brasilienses". Na ocasião, o 1º Vice-Presidente aproveitou para escolher a obra que será doada ao acervo do Tribunal, conforme previsto no Edital 1/2016. A pintura escolhida foi “STF 01”, feita em óleo sobre tela de 60cm de altura por 60cm de largura.

Visite o Memorial!

O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.