Nova edição do Monumentum conta história do TRE/DF

por ACS — publicado 2017-09-14T09:55:00-03:00

MonumentumA instalação do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal - TRE/DF há 57 anos é o destaque da nova edição do Informativo Histórico Monumentum, disponibilizada no Centro de Memória Digital – CMD do site do TJDFT. Bimestralmente, o Monumentum apresenta eventos que marcaram a trajetória do Poder Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, desde sua criação em 1960 até os dias atuais. Clique aqui para ler o informativo.

Nessa edição, o Monumentum traz para os seus leitores a história da instalação do TRE/DF, em 6 de setembro de 1960, os primeiros desafios do novo Tribunal, as eleições e a construção da sede própria, assim como a biografia do desembargador João Henrique Braune, 1º Presidente do TRE/DF.

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal foi instalado a partir do disposto na Lei nº 3.754, de 14 de abril de 1960, que tratava sobre a organização judiciária do Distrito Federal e dos Territórios. De acordo com a atual Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal, Lei 11.697/2008, cabe ao TJDFT eleger os desembargadores e juízes de direito que devam integrar o TRE/DF.

Redigido pela equipe do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, o informativo histórico Monumentum divulga textos, fotos, discursos, entrevistas, matérias e eventos relacionados à história do TJDFT.

Para conferir todas as edições do Monumentum já publicadas, clique aqui.