Rede solidária realiza capacitação dos profissionais das instituições de acolhimento do DF

por AP/SECOM-VIJ — publicado 2017-09-14T15:55:00-03:00

A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude – VIJ-DF, em parceria com o Instituto Internacional para Mindfulness e Paz Interna – IIMPAZ, está promovendo capacitação voltada aos profissionais que atuam nas instituições de acolhimento do DF, onde vivem crianças e adolescentes. O curso teve início nesta quarta-feira (13/9) e faz parte da nova metodologia de trabalho integrada em rede do Anjos do Amanhã, que busca atuação mais produtiva e abrangente. 

Sobre a nova metodologia, Gelson Leite, supervisor da Rede Solidária, avalia: “Com a nova forma de atuação, a Rede se aproximou mais das instituições de acolhimento. Através de reuniões em grupo, entendemos melhor os casos e escutamos os técnicos. Com isso, percebemos que eles estão com muitas demandas de supervisão de casos”. 

capacitação Capacitação até dezembro

O curso “Psicologia da Libertação – aprendendo a lidar com grupos e pessoas” será realizado todas as quartas-feiras, das 9h às 12h, no auditório da VIJ, e segue até dia 13/12. Serão 14 encontros, conduzidos pelo psicólogo Antônio Monteiro dos Santos, presidente do IIMPAZ. 

O palestrante possui vasta experiência como psicoterapeuta, professor, palestrante, escritor, coach e consultor organizacional. Atuou também como psicólogo da Universidade da Califórnia em San Diego e professor visitante da Universidade de Viena. “Meu maior desejo é ajudar profissionais e leigos a despertarem sua força interior, baseada na sabedoria interna a nível pessoal e organizacional, vivendo assim, uma vida primorosa”, comentou na abertura do curso. 

Entre os inscritos estão estudantes de psicologia, assistentes sociais, psicólogos, professores e servidores da VIJ. Já no primeiro momento do curso, os profissionais manifestaram suas expectativas em relação ao treinamento e compartilharam as dificuldades vivenciadas na rotina de trabalho. 

No decorrer do curso, a proposta de Antônio é abordar o conteúdo com exposições teóricas, práticas em grupo, vivências de meditação, relaxamento, respiração, filmes e discussões.  Ainda como parte do treinamento, os técnicos irão expor os casos experienciados nas instituições e a professora supervisionará cada um. “A ideia é estudar e aprofundar as situações que surgem no dia a dia dos técnicos e entender as suas dinâmicas, pensando em novas abordagens e intervenções”, comentou o professor. 

Com o intuito de aprimorar as habilidades dos profissionais inscritos, durante a capacitação serão abordados os seguintes tópicos: história da psicologia humanística e da abordagem centrada na pessoa; teoria da personalidade e comportamento segundo a abordagem centrada na pessoa; tendência de atualização; o conceito de ser e autoconceito, o ser e o ser ideal; congruência e incongruência; condições do processo crescimento: empatia, genuinidade, consideração positiva incondicional; a escuta profunda – reflexão de palavras, sentimentos e pensamentos; escuta ativa; a relação facilitador-facilitado: qualidade e importância da relação; a experiência e o seu campo; inteligência emocional história e sua aplicação; resiliência, o que é, como se desenvolve e práticas para desenvolvê-la: meditação, oração, relaxamento e respiração; espiritualidade e religiosidade na saúde mental; história da programação neurolinguística; conceitos básicos e sua aplicação no cotidiano: sistemas de representação, rapport, âncora; neurociências e psicologia: suas implicações na prática psicológica. 

capacitaçãoNo final do primeiro encontro de treinamento, Antônio expressou sua expectativa em relação ao curso. “Será uma jornada de crescimento pessoal e profissional. Desejo despertar a resiliência de vocês e estou totalmente comprometido nessa tarefa. Quero que trabalhem motivados e que façam a diferença na vida das pessoas”, compartilhou o professor.

Antônio propôs ainda alguns questionamentos aos participantes. “Quero se perguntem qual o propósito do trabalho de vocês e o resultado que desejam alcançar. Caso não estejam sendo efetivos no trabalho é hora de olhar para dentro e não para fora. Pode ser que não queria fazer o que está fazendo”, finalizou o psicoterapeuta. 

Palestra sobre saúde mental 

Seguindo a mesma proposta do curso, de capacitar os profissionais que atuam entidades de acolhimento do DF, a Rede Solidária em conjunto o IIMPAZ, promoveu no dia 6/9, no auditório da VIJ, a palestra “A atuação do profissional de saúde mental no trabalho comunitário”, ministrada também pelo psicólogo Antônio Monteiro. 

Participaram do encontro servidores da VIJ, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos das instituições de acolhimento do DF.  Gelson Leite, supervisor da Rede Solidária, revelou o principal intuito do encontro: “O objetivo desse momento é propiciar que os atores da Rede transformem a vida e o olhar das pessoas atendidas por eles”. 

No decorrer da reunião, Antônio abordou temas importantes para os profissionais que atuam na rede de acolhimento, como empatia, compaixão, desenvolvimento da escuta ativa, o uso adequado da linguagem, despertar da paz, potencial e amor interno. “É muito importante realizarmos o nosso trabalho com energia, alegria e foco. Para isso é fundamental acreditarmos na nossa força interior”, ressaltou. 

Após a explanação, a plateia fez questionamentos ao professor sobre os temas abordados. Para finalizar, Antônio sugeriu que todos, de mãos dadas, cantassem a oração de São Francisco e ouvissem a música “Te desejo vida”, da cantora e compositora Flávia Wenceslau. Em seguida, todos os ouvintes aplaudiram e agradeceram a oportunidade de participarem da palestra no auditório da VIJ. 

Curso Psicologia da Libertação – aprendendo a lidar com grupos e pessoas

Início: 13 de setembro de 2017
Horário: Sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h
Datas: 14 encontros (13/09, 20/09, 27/09, 04/10, 11/10, 18/10. 25/10, 01/11, 08/11, 15/11, 22/11, 29/11, 06/12 e 13/12)
Local: Auditório da Vara da Infância e da Juventude/DF
Número de vagas: 30