TJDFT participará de avaliação de ética feita pelo TCU

por ACS — publicado 2017-09-29T08:00:00-03:00

TJDFT participará de avaliação de ética feita pelo TCUO TJDFT recebeu, nesta segunda-feira, 25/9, visita de representantes do Tribunal de Contas da União - TCU, que vieram apresentar projeto-piloto para avaliação da gestão da ética na Administração Pública Federal. Na ocasião, os auditores Paulo da Silveira, Patrícia Melo e Patrícia Falcão comunicaram ao juiz assistente da Presidência Gilmar Tadeu Soriano e a vários gestores do Tribunal, que o TJDFT foi um dos órgãos escolhidos para validar a metodologia que será empregada na avaliação (resultado do levantamento TC 031.604/2016-1/ Acórdão 581/2017-Plenário do Min. Augusto Nardes).

Uma das primeiras ações do TCU, prevista para mês de outubro, é o envio de um questionário aos servidores do Tribunal, no intuito de conhecer a percepção que eles têm sobre a ética na Administração Pública. O resultado da pesquisa servirá para formação de diretrizes por parte do TCU, bem como para que o TJDFT possa incrementar a política sobre o tema, que teve grande avanço com a recente instalação da Comissão de Ética.

Atento às recomendações do Acórdão 2.743/2015 – TCU-Plenário, o TJDFT tem adotado uma série de iniciativas relativas a governança e consolidação da ética pública no âmbito do Tribunal - medidas que somam esforços e contribuem para o fortalecimento da atuação do TCU.

Participaram também da reunião, o Chefe de Gabinete da Secretaria Geral, Rafael Arcanjo Reis; os servidores da Secretaria de Controle Interno João Batista da Silva, Eufrásio Novais Filho e Adileide Ferreira Ribeiro; a representante da Comissão Permanente de Processo Disciplinar Glenda Liz de Paula Warmling; representante da Consultoria Jurídica de Pessoal Daniela Lucas Ribeiro de Avila; e representante da Assessoria Jurídica da Corregedoria Daniel Carneiro Mendes de Andrade.