Ação da CIJ/DF abre a III Semana do Bebê do DF com brincadeiras para crianças

Servidores, terceirizados e estagiários das varas da infância e da juventude se voluntariaram para brincar com crianças no Parque de Águas Claras
por AP/SECOM-VIJ/DF — publicado 2018-04-16T11:00:00-03:00

III Semana do Bebê Nesta sexta-feira (13/4), teve início a III Semana do Bebê do Distrito Federal, inaugurada pelo evento “Brincadeiras no Parque”, promovido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Distrito Federal – CIJ/DF. A ação proporcionou uma manhã inesquecível no Parque de Águas Claras, para 75 crianças (do berçário ao maternal), provenientes da creche da Casa de Ismael e do Centro de Educação da Primeira Infância – Creche Olhos D´Água. 

A importância da ação voltada para primeira infância foi destacada pela assessora administrativa da CIJ/DF, Simone Resende. “A CIJ/DF entendeu a relevância de participar da III Semana do Bebê do DF, pois as crianças são as nossas jurisdicionadas. A Vara da Infância e da Juventude do DF trabalha muito em prol delas. Desejamos proporcionar bons momentos e buscar ações que coloquem a primeira infância em foco”, destacou.

O evento ofereceu às crianças um kit de café da manhã e muita diversão, com pintura de rosto, arte em balão, desenhos, brinquedos pedagógicos e infláveis. A recreação ficou por conta dos 54 voluntários da Vara da Infância  e da Juventude do Distrito Federal - VIJ/DF e da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF - VEMSE/DF. Entre eles a servidora Marlene Aires, da equipe da área cível da Secretaria Judicial da VIJ/DF, que demonstrou muita alegria em representar a Vara na Semana do Bebê. “Eu, como servidora, me sinto realizada em estar presente neste dia, podendo proporcionar momentos de felicidade para essas crianças”, revelou.

A ação contou ainda com a colaboração da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/DF), da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (SECriança/DF), da Secretaria de Estado de Educação (SEE/DF). “Esse evento representa bem a união de toda a rede de apoio à criança. Por isso, é fundamental a promoção de mais ações, que agreguem todos os responsáveis pela promoção do bem-estar das crianças”, destacou Antônio Carlos de Carvalho, subsecretário adjunto da SECriança.

Além de Antônio Carlos, marcaram presença na abertura da III Semana do Bebê do DF, Perla Ribeiro, subsecretária de Promoção de Políticas para Crianças e Adolescentes; Núbia Cardoso, diretora de Educação Infantil do DF; Antônio Carlos Anjos, chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran/DF; Miriam Santos, da Secretaria de Saúde do DF; Claudia Nascimento, da Secretaria do Meio Ambiente, Cristina Albuquerque, coordenadora dos Programas de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, e Cristiane Reis, diretora da Secretaria Judicial da VEMSE/DF.

Ao final das atividades, Simone Resende agradeceu a contribuição de todos os voluntários da VIJ/DF, o apoio da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude - Abraminj e da empresa brasiliense Brincadeira de Bebê para a realização da ação. “A partir de agora, nós faremos mais eventos como este em prol das crianças. Sempre de maneira prazerosa e com a participação de todos, pois formamos uma rede de apoio à primeira infância”, finalizou a assessora.

Sobre a III Semana do Bebê

A III Semana do Bebê, com o tema O Direito de Brincar, acontece durante o período de 13 a 22 de abril. A ação é uma importante estratégia de mobilização e debate sobre os direitos das crianças na Primeira Infância, gestantes e mães. Essa iniciativa é nacionalmente apoiada pelo UNICEF e ocorre em diversos municípios do país há mais de dez anos, com o principal objetivo incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o Estado oferece às crianças e com isso melhorar os serviços disponibilizados.

Em sua terceira edição no DF, a Semana do Bebê deste ano tem como temática O Direito de Brincar e é promovida pelo Comitê da Primeira Infância integrado pelas Secretarias de Estado, Sociedade Civil, Sistema de Justiça e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. A programação inclui atividades de lazer para crianças e famílias, formação profissional, atendimento jurídico e ações em saúde.  

PROGRAMAÇÃO DA III SEMANA DO BEBÊ

13 a 22 de abril de 2018  

18/04 – UNIVERSO DO BRINCAR: A CRIANÇA DO DISTRITO FEDERAL E O DIREITO DO BRINCAR

Formação para os professores da rede pública e instituições parceiras da rede de atenção à criança com Profa. Doutora Elizabeth Tunes e Profa. Dianne Prestes.

Organização: SEE/DF

Horário (2 turmas): Matutino: 8h30 às 11h90

Vespertino: 14h às 17h

Local: Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação. SGAS 907, conjunto A. Asa Sul. Brasília-DF 

19/04 - RODA DE CONVERSA SOBRE O DIREITO DE BRINCAR

Roda de conversa na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília com Andréia Martinez, Lucélia Almeida Silva e Stela Miranda

Organização: Fórum de Educação Infantil do DF

Local: Sala Papiros. Faculdade de Educação/Universidade de Brasília

Horário: 19h 

19/04 - BRINCANDO DE CANTAR

Atividade dirigida a mulheres no puerpério e suas crianças de 0 a 3 anos. Levem seus instrumentos musicais e de suas crianças para brincarmos com a pianista que acompanhará a brincadeira

Organização: Associação de Doulas do DF

Local: Praça de Alimentação do Liberty Mall

Horário: 15 às 17h 

22/04 - ESTÓRIAS NO PARQUE

O Fórum de Educação Infantil do DF irá realizar mais uma edição desta atividade para crianças, bebês e famílias com contação de histórias com Patrícia Ramiro, aula de yoga, músicas e brincadeiras

Local: Parque Olhos D’água.

Horário: 9h às 11h 

03/04 A 30/04 – ATENDIMENTO JURÍDICO

Durante o período de 3 a 30 de abril a Defensoria Pública Itinerante irá atender as famílias que necessitem de assessoria jurídica para questões que envolvem suas crianças nas cidades: Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Santa Maria, Estrutural, Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Candangolândia e Varjão.

Organização: Defensoria Pública do DF

Local e Horário: confira no site www.defensoria.df.gov.br, e depois clicando no botão Defensoria em Ação. 

13/04 A 20/03 – AÇÕES EM SAÚDE

Durante a semana do bebê, as equipes de saúde da família da Secretaria de Estado de Saúde do DF trabalharão o desenvolvimento infantil e a importância do brincar junto às famílias e a comunidade.

III Semana do Bebê