Projeto apoiado pela VIJ/DF leva crianças para maior torneio de futebol da América Latina

por AP/SECOM/VIJ — publicado 2018-04-03T08:15:00-03:00

Rede Anjos do AmanhãMeu maior sonho é ser jogador de futebol, estou muito emocionando e não imaginava que teria a chance de participar de uma competição tão importante”, fala o jovem Pedro Henrique Costa, de 10 anos, sobre a sua participação no Go Cup, maior torneio de futebol infantil da América Latina. Além de Pedro, outros 13 meninos do Projeto Gol – Transformando vidas participam do torneio, incluindo crianças acolhidas institucionalmente . O projeto é apoiado pela Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF), por meio do seu programa de voluntariado, Rede Solidária Anjos do Amanhã.

O Projeto Gol – Transformando vidas nasceu do sonho da servidora do Tribunal de Justiça do DF Deiza Carla Leite, que, depois de trabalhar por 16 anos na VIJ-DF, percebeu que poderia fazer algo fora do contexto laboral pelas crianças e adolescentes das entidades de acolhimento e em situação de vulnerabilidade social.

Então, em 2014, arregaçou as mangas e fundou o Projeto focado no esporte inclusivo e na cultura, com a finalidade de desenvolver a formação integral dos jovens acolhidos ou em contexto social vulnerável, dando-lhes oportunidades de praticarem um esporte e de formarem novos referenciais. “Acredito que o esporte tem força transformadora na vida dos jovens, representando autoestima, vínculos afetivos e sensação de pertencimento”, avalia.

O Projeto Gol – Transformando vidas oferece oficinas esportivas a 87 crianças e adolescentes das entidades de acolhimento e das comunidades carentes do DF. A Rede Solidária encaminha os meninos acolhidos para as vagas disponíveis e auxilia no suporte às necessidades. “O Projeto Gol é muito atuante junto ao Anjos do Amanhã e sempre atende às nossas demandas prontamente. Deiza é muito engajada, solícita e uma parceira com quem estabeleço contato constantemente ”, conta Gelson Leite, supervisor da Rede Solidária.

Rede Anjos do AmanhãGelson comenta que o grande diferencial da ação social está na preocupação com o desenvolvimento global do sujeito. “O Projeto atrai os jovens através do futebol, mas também proporciona formação moral e ética, além de ser um lugar de convivência e de novas referências, como a oportunidade de participar desse torneio de futebol”, avalia o supervisor. 

Quanto ao apoio oferecido pela Rede Solidária ao seu Projeto, Deiza enfatiza que o programa de voluntariado da VIJ-DF sempre acreditou na iniciativa. “O Anjos é um grande parceiro, que procura atender aos nossos pedidos, como fornecimento de chuteiras, coletes, transporte e lanches para os meninos”, enfatiza.

Outra importante colaboradora da ação é a Academia Runway. O diretor de marketing comercial, Sandro Diloreto, conta que a missão da empresa está afinada ao ideal do Projeto. “A Runway inspira as pessoas a terem um estilo de vida mais saudável, por isso abraçou o sonho de transformar as vidas desses jovens pelo esporte”, enfatiza.

 

Maior torneiro de futebol infantil da América Latina

O Go Cup foi criado em 2005, por um grupo de amigos que desejavam beneficiar os jovens pelo esporte.  Hoje é considerado o maior torneio de futebol infantil da América Latina, com 3 mil crianças e adolescentes inscritos, 240 equipes e 18 países competindo. Nesta edição, o torneiro acontece, entre os dias 24/3 e 31/3, na cidade de Aparecida de Goiânia -  GO.

“A grande conquista da competição é proporcionar o intercâmbio de culturas e experiências entre os jovens”, avalia Edson de Oliveira Júnior, diretor da Go Cup. Este ano, o campeonato abraçou o primeiro projeto social de Brasília, o Projeto Gol - Transformando vidas. “Eles foram presenteados com a inscrição, transporte, alimentação, comida, alojamento, tudo patrocinado pela Go Cup”, comemora Deiza.

Entre os presenteados está o morador da Estrutural Marcos Vinícius da Silva, de 10 anos. Marcos é um garoto tímido que mal consegue expressar sua emoção, mas é possível ver em seus olhos a alegria em vivenciar uma realidade tão diferente da sua. “Estou muito feliz por essa oportunidade”, conta o menino.

“Todo menino sonha um dia em ser jogador de futebol, mas para os jovens acolhidos ou em situação de vulnerabilidade social, o esporte representa a chance de mudar suas vidas ou de suas famílias”, ressalta Deiza. A oportunidade dada pela Go Cup, por meio do Projeto Gol – Transformando vidas, em parceria com a Rede Solidária Anjos do Amanhã, ficará na memória desses meninos e certamente não será esquecida. É o que acredita Deiza: “Essa experiência irá ecoar de forma positiva em suas vidas”, diz.

Rede Anjos do AmanhãNova forma de trabalho para transformar vidas 

A novidade do Projeto Gol – Transformando Vidas é a sua nova metodologia de atuação. Antes o Projeto operava de forma centralizada e atendia apenas as crianças e adolescentes que vivem nas instituições de acolhimento do DF. Atualmente funciona de maneira descentralizada e beneficia outros jovens em situação de vulnerabilidade social. “Percebemos que trabalhamos melhor fazendo alianças com projetos sociais que já funcionam. Desde então, fazemos caravanas e fortalecemos esses projetos”, conta Deiza.

Na opinião de Gelson, o projeto criou uma estratégia muito inteligente ao descentralizar os recursos. “Isso resolve uma série de problemas, pois muitos meninos enfrentam dificuldades de se vincularem a algum programa social, pois enfrentam muitos obstáculos, como o deslocamento. Com recursos regionalizados, facilita bastante”, avalia.

Toda ajuda é bem-vinda

Você também pode contribuir, ajudando no transporte das crianças para as aulas, na compra dos kits de uniforme, do material para os treinos (cones, bolas, coletes) e de tatames ou, ainda, sendo um voluntário (preferencialmente nas áreas de Educação Física e Administração). Se quiser ajudar, ligue para (61) 99658-0889 ou mande um e-mail para deiza.leite@tjdft.jus.br.