Estudantes da Paraíba e do Espírito Santo visitam o Memorial TJDFT

por SS — publicado 2018-08-29T17:45:00-03:00

Estudantes da ParaíbaNesta semana, o TJDFT recebeu a visita de estudantes vindos de diferentes regiões do Brasil. Na segunda-feira, 27/8, alunos do Curso de Direito das Faculdades Integradas de Patos da Paraíba visitaram o Tribunal. E nesta quarta-feira, 29/8, foi a vez dos alunos de Direito da Faculdade Doctum, vindos de Guarapari e Vitória do Espírito Santo. Ao todo foram 39 visitantes, entre professores, alunos e guias de turismo.

Ambos os grupos foram recebidos pela equipe Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, no hall do Palácio Ruy Barbosa, onde já puderam conhecer um pouco da arquitetura do primeiro edifício da Justiça do DF, inaugurado em 1969. Na sequência os estudantes seguiram para o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram a um vídeo institucional e tiveram visita guiada pelos 18 painéis que contam a história da Justiça na capital. Os visitantes puderam conhecer o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, togas, esculturas, mobiliário e obras de arte do museu.

Ainda no Memorial, os grupos puderam apreciar as esculturas da exposição "Brasília Capital da Diversidade Religiosa", do escultor Alex Ofuji; e a exibição de pinturas "Arte Contemporânea e Realismo", do artista plástico José Guilherme, abertas ao público na última segunda-feira, 27/8.

Por fim, os alunos tiveram palestra com o juiz assistente da 1ª Vice-Presidência do Tribunal. Nos dois encontros, o magistrado mostrou atributos históricos relativos à configuração dos tribunais no Ocidente, que datam até da antiguidade. Detalhou, ainda, alguns aspectos da estrutura e das competências do Poder Judiciário no Brasil – em especial as do TJDFT, que atualmente conta com 48 desembargadores, 338 magistrados, mais de 7 mil servidores e 5 mil colaboradores. O juiz também abriu espaço para questionamentos dos alunos sobre carreiras jurídicas e a própria magistratura.

A professora Mariana Mutiz de Sá, da Faculdade Doctum, fez questão de deixar registrado o agradecimento pela receptividade do TJDFT e de elogiar a visita guiada: “Conhecemos um pouco da história do Tribunal, que coincide com a história de Brasília, e isso engradece o conhecimento dos alunos, pelos aspectos jurídicos, históricos e culturais que envolvem o Direito”.

Memorial TJDFTEstudantes do Espírito Santo

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.