Jovens artistas abrem exposições de esculturas e pinturas no Memorial TJDFT

por SS — publicado 2018-08-27T18:05:00-03:00

artista plástico José GuilhermeNa tarde desta segunda-feira, 27/8, o Memorial do TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte abriu a exposição de esculturas intitulada "Brasília Capital da Diversidade Religiosa", do escultor Alex Ofuji, e a exibição de pinturas "Arte Contemporânea e Realismo", do artista plástico José Guilherme. As mostras ficarão abertas ao público até o dia 6/9, no espaço cultural do Tribunal, localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília.

O evento foi prestigiado por familiares, servidores, amigos e magistrados, dentre os quais a desembargadora Sandra De Santis, 1ª Vice-Presidente do TJDFT, e o juiz assistente da 1ª Vice-Presidência, Omar Dantas. Os magistrados aproveitaram a ocasião para escolher as obras que serão doadas ao acervo do Tribunal, conforme previsto no Edital 1/2017. Dentre as esculturas, a escolhida foi “Em Busca do Despertar”, luminária feita pelo desgaste do material PVC. Já entre as pinturas, a obra selecionada foi “União dos Pássaros”, feita em óleo sobre tela de 64 x 100 cm.

Os artistas

Artista Alex OfugiAlex Kazuyoshi Ofuji nasceu na cidade de Luziânia - GO e foi criado na capital federal. Começou a trabalhar com arte por mera curiosidade, em 2004. Desde então, tornou-se artista autodidata e desenvolveu sua técnica para produzir luminárias feitas a partir de tubos de PVC, aliando estética e funcionalidade em suas obras. Alex Ofuji trabalha com temas diversos, mas tem maior apreço por temas sacros e iconográficos de Brasília.

José Guilherme Lima também é artista autodidata, apaixonado por arte desde a infância. Nasceu em Taguatinga - DF, cidade onde reside e trabalha como artista plástico. Seguindo sua paixão, fez vários cursos que aperfeiçoaram sua técnica, tanto de desenho, quanto de pintura. José Guilherme realiza exposições coletivas e individuais desde 1994. Seu trabalho é caracterizado pelas paisagens e retratos de estilo naturalista. Após a exibição no TJDFT, o artista já tem exposições previstas em Paris, Lisboa e Miami.

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.