Juíza do TJDFT fala à TV Câmara sobre violência financeira contra idosos

por ACS — publicado 2018-12-05T13:40:00-03:00

Juíza Monize MarquesA coordenadora da Central Judicial do Idoso do TJDFT, juíza Monize Marques, participou do programa Participação Popular, da TV Câmara, que foi ao ar nesta segunda-feira, 3/12. A magistrada foi entrevistada, ao vivo, dos estúdios da TV, a respeito da violência financeira contra os idosos, questão frequente que atinge famílias do Brasil e de todo o mundo.

Na ocasião, a magistrada destacou que toda perspectiva do envelhecimento deve ser baseada num envelhecimento ativo, num processo inclusivo de participação do idoso na gestão de seus próprios recursos para que o idoso seja visto como um sujeito de direitos e não como objeto da Lei ou de proteção de alguém. E continuou dizendo que a perspectiva é que haja uma informação transversal na sociedade e que esse assunto precisa ser abordado nas escolas com as crianças e adolescentes e também com adultos para que haja um relacionamento harmônico nessa convivência transgeracional. Segundo a juíza, inicialmente, a questão da informação já abriria portas para outros debates, como, por exemplo, sobre ações específicas de combate à violência. Ela complementa dizendo que o idoso precisa se posicionar e que as outras faixas etárias precisam respeitar.

O programa destaca que um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de abuso, de acordo com o estudo publicado no ano passado pela Organização Mundial de Saúde. Eles sofrem negligência, abandono, violência psicológica, maus tratos e violência financeira. A violência financeira ocorre principalmente quando a pessoa idosa se encontra numa situação de muita dependência e tem medo ou vergonha de apresentar queixa. Esse tipo de violência, segundo o programa, é caracterizado pela apropriação ilícita do patrimônio do idoso e pode ser realizada pelos próprios familiares, conhecidos e instituições. Muitas vezes, eles são coagidos para que assinem procurações, peguem empréstimos consignados, com desconto em folha, para quitar débitos ou comprar bens para filhos e netos. Além dos empréstimos, eles também acabam contraindo dívidas com financiamentos e cartões de crédito.

No estúdio, ao lado da magistrada, também participou do programa o secretário nacional de Promoção de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos, Rogério Ulson. O programa também contou com relatos, depoimentos e opiniões de cidadãos da sociedade a respeito do tema.

O Participação Popular vai ao ar ao vivo nas segundas-feiras, das 13h às 14h,  na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube. É reprisado sempre nas quartas-feiras, às 21h30 e 1h, nos sábados, às 16, e nos domingos, às 10h.