Juíza do TJDFT fala à TV Justiça sobre a I Semana da Poupança

por MLC — publicado 2018-12-17T15:40:00-03:00

Imagem de seis pessoas em volta de uma mesa, segurando peças coloridas de um quebra cabeça. Está escrito no centro: "Conciliação e Mediação". O caminho mais adequado para resolver os seus conflitos.A juíza Camille Gonçalves Javarine Ferreira, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB, concedeu entrevista para a TV Justiça sobre a I Semana da Poupança, realizada no TJDFT de 10 a 14 de dezembro, em ações envolvendo os planos econômicos Bresser, Verão e Collor II. A matéria foi ao ar na sexta-feira, dia 14/12, no Jornal da Justiça 1ª edição. Clique aqui para assistir a reportagem. 

Na matéria, a magistrada explicou que esse assunto já estava em discussão por 2 décadas. Nesse sentido, o STF, a Febraban e a AGU juntamente com o IDEC chegaram a um consenso de quais índices deveriam ser utilizados e construíram um acordo coletivo. “Cada consumidor que desejar, pode aderir individualmente ao longo do país”, afirmou. Disse que a expectativa é implementar o acordo até o acervo acabar. “Nós desejamos construir isso como uma pauta continuada no ano que vem. O CNJ também prevê isso para dar vazão a esses processos que estão esperando há tanto tempo por uma solução”, declarou a juíza. 

Para a I Semana da Poupança do TJDFT foram designadas 101 sessões  com o Banco do Brasil e 58 sessões com o Itaú, com processos de primeira e segunda instâncias. Dentre as sessões efetivamente  realizadas, 48% dos feitos do BB resultaram em acordo. Quanto ao Itaú, 36% firmaram acordo e 17% ainda estão em negociação, com novas datas marcadas.

A I Semana da Poupança é uma iniciativa do CNJ e foi realizada em todo país na segunda semana de dezembro.