Juizado Itinerante do TJDFT atende moradores do Areal nesta segunda-feira

por MAO — publicado 2018-12-10T10:43:00-03:00

Juizado ItineranteOs moradores do Areal recebem a equipe do Juizado Itinerante do TJDFT nesta segunda-feira, 10/12. Os cidadãos interessados poderão ingressar com demandas especiais cíveis junto à justiça, sem precisar se deslocar até o Fórum de Águas Claras. O ônibus ficará estacionado das 14h às 18h, ao lado do CAIC da cidade.

A equipe do Itinerante percorrerá, ainda nesta semana, outras duas localidades: Recanto das Emas (no dia 11/12) e Brasília (12, 13 e 14/12). A ideia do Juizado Itinerante é democratizar e ampliar o acesso à Justiça, por meio de um atendimento rápido, fácil e gratuito. No primeiro contato, o problema é relatado e, após um prazo médio de 30 dias, o ônibus volta ao local para realizar as sessões de conciliação. Nos casos em que não há acordo, as partes seguem para as audiências com o juiz. Havendo consenso entre as partes, o acordo é homologado pelo juiz e uma cópia do documento pode ser obtida no mesmo dia.

O Juizado Itinerante recebe causas no valor de até 40 salários mínimos e resolve questões como: cobranças, despejos, indenização por inclusão do nome no SPC e na Serasa e outros prejuízos. As causas no valor de até 20 salários mínimos dispensam a presença de advogado. Vale ressaltar que as causas trabalhistas, de família, reclamações contra o Estado (Distrito Federal, autarquias e empresas públicas), assim como ações envolvendo crianças e adolescentes, heranças, falências e causas criminais NÃO podem ser resolvidas pela Justiça Itinerante.

Confira as datas e os locais dos atendimentos no mês de dezembro:

10/Dez

Segunda-feira

Areal

CAIC - QS 07, Área Especial

11/Dez

Terça-feira

Recanto das Emas

Recanto das Artes – QD. 102 – Ao lado do posto de saúde

12/Dez

Quarta-feira

Rodoviária do Plano Piloto