TJDFT conquista 4º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário

por TT — publicado 2018-12-18T19:15:00-03:00

Premiação Ranking de Transparência do Judiciário

O TJDFT recebeu nesta terça-feira, 18/12, premiação pela conquista do 4º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, em cerimônia realizada no Conselho Nacional de Justiça – CNJ. O prêmio foi entregue pelo Presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal – STF, ministro Dias Toffoli, e pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, à 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Sandra De Santis, que, na ocasião, representou o Presidente do Tribunal.

Durante a cerimônia, o ministro Dias Toffoli destacou que o CNJ, como órgão de governança do Judiciário, deu um passo importante ao instituir esse relevante instrumento de gestão e de prestação de contas aos cidadãos brasileiros. Segundo o magistrado, a premiação é um meio de impulsionar uma forma mais eficiente de acesso aos dados. "Dessa maneira, desmistificamos a figura do Judiciário dito desconhecido”, ressaltou o ministro.

Na ocasião, o magistrado parabenizou os cinco tribunais premiados (1º lugar – TRE Pará; 2º lugar – TRE Bahia; 3º lugar TRE Sergipe; 4º lugar – TJDFT; 5º lugar – TRT 4ª Região) pelo empenho em tornar os dados acessíveis aos cidadãos brasileiros e, assim, contribuir para um Poder Judiciário, cada vez mais, transparente, eficiente e acessível.

O ranking, elaborado a partir de informações prestadas ao CNJ por tribunais e conselhos, tem a finalidade de avaliar o grau de informação que os tribunais brasileiros disponibilizam aos cidadãos. A premiação está prevista na Resolução CNJ 215/2015, que dispõe sobre o acesso à informação no Judiciário. Durante o levantamento do CNJ, os tribunais de todo país tiveram que responder se divulgam endereços, telefones e horários de atendimento ao público, em suas páginas na Internet, e se disponibilizam ferramentas de pesquisa, assim como os rendimentos dos tribunais e informações relativas a licitações e contratos, entre outras questões.

Foto: Daniel Coelho - NBastian/Divulgação TJDFT