TJDFT finaliza turmas do curso de educação financeira "Não sou Gabriela"

por ASP — publicado 2018-12-12T16:55:00-03:00

A atividade pedagógica alcançou os Fóruns de São Sebastião e Ceilândia

Formandos de Ceilândia/Justiça ComunitáriaO TJDFT finalizou, nesta e última semana, mais duas turmas do curso de educação financeira "Não sou Gabriela - NSG", oferecido às vítimas de violência doméstica atendidas pelo Juizado de Violência Doméstica de São Sebastião e demais mulheres da comunidade, bem como aos agentes comunitários de justiça e cidadania de Ceilândia e terceirizados daquele fórum.

A ação, gratuita, visa promover a revisão de hábitos financeiros prejudiciais e estimular o participante a poupar. Fruto de acordo celebrado entre a OSCIP Programa Providência e o TJDFT, no âmbito da parceria com a Fundação Banco do Brasil, o curso atende homens e mulheres em situação de vulnerabilidade, seja pelo perfil de baixa renda ou pessoas com elevado nível de endividamento.  

Por meio de atividades de sensibilização, diagnóstico e análises sobre o comportamento financeiro do usuário, o NSG, adaptado às necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade, busca auxiliar os participantes no enfrentamento dos desafios financeiros gerados pela situação vivenciada por essas vítimas, como reservas financeiras insuficientes para enfrentar momentos de incertezas, baixo acesso a mecanismos de prevenção para proteger o negócio e a família e a insuficiente compreensão das oportunidades e riscos envolvidos na contratação de produtos e serviços financeiros. 

Formandos de São Sebastião/Vara de Violência DomésticaO curso NSG, que contribui para o empoderamento das pessoas residentes em regiões de elevada vulnerabilidade, é oferecido de forma presencial e a distância, de forma simultânea, durante 90 dias, com um encontro semanal, marcado a partir da disponibilidade do grupo. A atividade pedagógica objetiva informar sobre princípios da educação financeira, sensibilizar as pessoas sobre a importância de cuidar melhor de si, do seu dinheiro e da sua família, gastando de forma consciente e responsável e, principalmente, se protegendo nos momentos de emergência.

Durante o curso são abordados assuntos como poupança, investimentos e previdência, bem como mecanismos de proteção, como seguro, direitos da pessoa, acesso à Justiça e demais ferramentas disponíveis no mercado.

Ao longo da atividade, e mesmo após o encerramento do curso, o desempenho dos participantes é monitorado, sendo observado o impacto causado na vida das pessoas, que apresentam uma mudança sensível de comportamento em relação às finanças.

A juíza Rejane Suxberger, titular do Juizado de Violência Doméstica de São Sebastião, é a idealizadora da ação no TJDFT: “Quando conheci o projeto NSG, percebi como seria interessante fazer um trabalho preventivo, não só na questão da violência, mas na possibilidade de empoderamento da mulher e de toda a comunidade. A dependência financeira é um problema que acaba gerando a violência. Nosso papel no Judiciário não é apenas julgar processos; a gente precisa ir além, trabalhar a realidade com a comunidade”, afirma a magistrada.

A mudança de comportamento, que é inspiração para o nome "Não Sou Gabriela”, é explicada por Max Brito Coelho, facilitador do curso, como alusão à canção de Dorival Caymmi, eternizada na voz de Gal Costa. “Pode-se nascer assim, e até se crescer assim... mas a gente não precisa morrer assim!”, diz Max, que explica ainda: “O  NSG nasce de duas premissas: uma é que a educação financeira não tem chegado a grupos mais vulneráveis, seja por baixa renda ou por baixo acesso à informação. Outra: não basta palestra falando sobre dinheiro. É preciso sensibilizar esse público sobre a importância de, a partir da mudança de hábitos, buscar equilíbrio na sua relação com ele”.

Para mais informações sobre o projeto, acesse http://www.naosougabriela.com.br.