TJDFT realiza correição em varas de execução de títulos a partir desta semana

por ACS — publicado 2019-01-07T06:00:00-03:00

A Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por meio da Portaria GC 200 de 3 de dezembro de 2018, determinou a realização de correição judicial ordinária da 1ª a 3ª Vara de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília, localizadas no Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa. Os trabalhos iniciarão a partir da próxima quinta-feira, 10/1, das 7h30 às 19h, conforme prevê a portaria.  

As correições seguem o Provimento Geral da Corregedoria e visam à redução de inconsistências sistêmicas e à uniformização e padronização das práticas e rotinas cartorárias, com intuito de conferir mais celeridade aos ritos processuais. Durante o período de correição, não haverá suspensão de prazos processuais, interrupção de distribuição, transferência das audiências já marcadas, assim como prejuízo ao atendimento das partes e dos procuradores. 

A correição deverá ser acompanhada pelos magistrados e servidores designados pela Corregedoria, pelo juiz em exercício na unidade judiciária e pelo diretor de secretaria ou seu substituto. A execução das atividades ocorrerá em três frentes: inspeção, saneamento e resíduos. Ao final dos trabalhos da correição, será elaborado relatório das atividades desenvolvidas, no qual constará a descrição de eventuais inconsistências observadas, boas práticas cartorárias, além de recomendações para o tratamento das irregularidades.

Os juízes das unidades correicionadas terão o prazo de 30 dias, contados do recebimento do relatório de correição, para encaminharem à Corregedoria resposta referente à regularização de eventuais pendências encontradas e não saneadas durante a correição. 

Para mais informações, acesse a página das Correições Judiciais no site do TJDFT.