Trabalhadores surdos recebem apresentação especial do Coral Habeas Cantus no Guará

por SS — publicado 2018-12-13T17:35:00-03:00

Coral Habeas Cantus no GuaráNesta quinta-feira, 13/12, 88 terceirizados surdos que trabalham na Coordenadoria de Digitalização e Serviços Gráficos – CODIG, no Guará, receberam, em seu local de trabalho, a apresentação do Coral Habeas Cantus, com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Sob a regência do maestro David Reis, o coral interpretou as canções Gloria in Excelsis Deo, Feliz Navidad, Jingle Bells, Natal, Medley de Natal, Natal Branco e Bandeira do Divino, sendo muito aplaudidos pelo público presente, que incluiu, além dos terceirizados, estagiários, servidores e magistrados.

“Fiquei muito emocionado, pude acompanhar tudo e foi muito bonito poder receber, no final da apresentação, a mensagem de feliz Natal em Libras de todo o Coral”, relatou um dos trabalhadores surdos, Diego Rangel. Sua colega de trabalho, Maynara, que ouve parcialmente com ajuda de aparelho, disse que amou a apresentação e destacou a importância desse evento, relembrando que muitos não têm oportunidade de acompanhar um coral assim no cotidiano: “Acho que todos vão guardar esse dia no coração!”

O evento foi prestigiado pela 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Sandra De Santis, pelo juiz assistente Omar Dantas e pelo juiz Joel Rodrigues Chaves Neto, diretor do Complexo de Armazenamento do TJDFT. Os magistrados também aproveitaram a oportunidade para conhecer de perto o trabalho desenvolvido na CODIG, que envolve a digitalização, controle de qualidade e indexação de processos judiciais e outros documentos.

No início do ano, o TJDFT recebeu 90 pessoas, sendo 87 surdas, para trabalhar no setor, conforme contrato assinado com a Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial – CETEFE. Isso representou para muitas dessas pessoas sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Tradutor de LibrasSaiba mais

O Coral Habeas Cantus existe desde 1990 e é formado por servidores do TJDFT, TRF1, Justiça Federal, Justiça Militar, STF, STM, Ministério Público e pela comunidade. O grupo já participou de festivais internacionais no México, Argentina, Uruguai, Espanha; e nacionais em diversos estados. Em Brasília, está sempre presente nos eventos oficiais do TRF1, em hospitais, creches e asilos, além de apresentações em eventos sociais.

O TJDFT mantém contrato com a empresa RBT Eventos LTDA para prestar serviço de tradução simultânea em Libras em diversos tipos de eventos e também em audiências judiciais de 1ª Instância, atendendo demandas das unidades. A contratação atende o disposto na Resolução 230/2016 do CNJ, cujo teor trata da implementação de medidas que assegurem a ampla e irrestrita acessibilidade física, arquitetônica, comunicacional e atitudinal das pessoas com deficiência, na Justiça.

Fotos: Daniel Moutinho/NBastian Fotografia Comunicação