Vara da Infância e da Juventude entrega presentes da campanha Natal Solidário 2018

por NC/SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-12-18T17:15:00-03:00

Natal Solidário 2018 - entrega dos presentesDepois de receber todas as doações da campanha Natal Solidário 2018, a Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF) realizou a entrega dos presentes na tarde desta segunda-feira, 17/12, com a presença de representantes das entidades de acolhimento e de crianças e adolescentes acolhidos. O hall de entrada da Vara ficou colorido e alegre com os 381 pacotes de presentes de vários tamanhos e a satisfação dos que participaram do evento de entrega, em um clima de festa e gratidão.

Gelson Leite, supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social da VIJ-DF e responsável pela coordenação da campanha, agradeceu o apoio do juiz titular da Vara, Renato Rodovalho Scussel, da diretora-geral administrativa, Simone Resende, da Seção de Comunicação Institucional, da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), das diretorias dos fóruns do TJDFT, da equipe da Rede Solidária, dos dirigentes e técnicos das instituições de acolhimento e de todos os doadores.

O supervisor destacou o apoio fundamental que a Rede Solidária Anjos do Amanhã recebe da Diretoria-Geral Administrativa da VIJ-DF e o papel importante que a diretora Simone Resende exerce desde a criação do programa de voluntariado da Vara. Ao falar da campanha Natal Solidário, Gelson Leite refletiu sobre seu significado: “Um presente não vai resolver as dores profundas e a triste realidade das crianças e adolescentes que estão afastados do convívio familiar, mas representa um afago ao coração e uma experiência inclusiva de pertencimento ao espírito natalino”.

Simone Resende externou sua alegria em testemunhar o quanto a Rede Solidária Anjos do Amanhã cresceu ao longo dos seus 12 anos de existência. “É uma satisfação ver tantas ações implementadas, tantas coisas realizadas”, afirmou. A diretora agradeceu a todos que contribuíram com a campanha Natal Solidário 201Natal Solidário 2018 - entrega dos presentes8. “Dar a essas crianças e adolescentes a felicidade de receber um presente personalizado é o mínimo que podemos fazer por eles no Natal”, completou.

Márcia Cristina Monteiro, supervisora da Diretoria do Fórum de Planaltina, compareceu ao evento para representar todos os servidores que contribuíram com a ação. “Ficamos muito felizes de participar dessa campanha e de ver o empenho dos colegas de todos os fóruns para ajudar o Natal dessas crianças. Como um beija-flor tentando apagar um fogo com um pouco de água, cada um fez sua doação tentando fazer o Natal de uma criança ou adolescente mais feliz”, declarou.

A supervisora disse ainda que participar da entrega dos presentes possibilita levar a outros colegas o testemunho da seriedade da campanha e da alegria das crianças ao receberem os presentes e, com isso, incentivar outras pessoas a contribuírem com a ação solidária no ano que vem. Segundo Márcia, não só os servidores do Tribunal mas também pessoas da comunidade de Planaltina aderiram à campanha deste ano e confiaram a entrega dos presentes à Diretoria do Fórum.

Para Rogério Alves Cabral, psicólogo da instituição de acolhimento Batuíra, a campanha Natal Solidário da VIJ-DF proporciona às crianças e aos adolescentes acolhidos a realização do desejo de ganharem um presente natalino que as instituições não podem ou têm dificuldade de adquirir. Natal Solidário VIJ 2018 - entrega dos presentes“Essa campanha representa uma contribuição muito positiva no sentido de possibilitar que as meninas e os meninos institucionalizados tenham a mesma oportunidade daqueles que vivem com suas famílias de pedirem e ganharem um presente especial no Natal”, avaliou.

Sobre a campanha

A quarta edição da campanha Natal Solidário foi promovida pela Rede Solidária Anjos do Amanhã em parceria com a Amagis-DF, no período de 14/11 a 11/12. A ação convocou magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do TJDFT bem como a comunidade em geral para agraciar meninas e meninos que vivem em instituições de acolhimento com um presente personalizado no Natal de 2018. Neste ano, as doações do público externo ao TJDFT representaram 70% dos presentes arrecadados. A doação coletiva mais expressiva veio dos funcionários da Caixa Seguradora, com 22 presentes. A maior doação individual foi de uma pessoa da comunidade, que doou sozinha 8 presentes.

 

estatística da campanha Natal Solidário 2018

 

PRESENTEADOS DIVIDIDOS POR INSTITUIÇÃO

INSTITUIÇÃO

    QUANTIDADE

Aldeias Infantis SOS

8

AMPARE

4

Casa da Criança Batuíra

57

Casa de Ismael

63

Casa do Caminho

29

Casa Transitória de Brasília

17

Grupo Luz e Cura (Lar Jesus Menino)

14

Lar Bezerra de Menezes

13

Lar da Criança Padre Cícero

10

Lar de São José

61

Lar Infantil Chico Xavier

22

Nosso Lar

36

Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo

30

UNAC

13

Vila do Pequenino Jesus

4

TOTAL DE PRESENTEADOS

381

ENTREGA DE PRESENTES POR LOCALIDADE

LOCALIDADE

    QUANTIDADE

Núcleo da Diretoria do Fórum de Brasília

144

Rede Solidária Anjos do Amanhã (VIJ)

104

Núcleo da Diretoria do Fórum Leal Fagundes

19

Núcleo da Diretoria do Fórum de Taguatinga

17

Núcleo da Diretoria do Fórum de Ceilândia

16

Posto da Diretoria do Fórum de Águas Claras

14

Núcleo da Diretoria do Fórum de Samambaia

13

Núcleo da Diretoria do Fórum Mirabete

9

Núcleo da Diretoria do Fórum de Planaltina

8

Posto da Diretoria do Fórum de São Sebastião

7

Núcleo da Diretoria do Fórum de Sobradinho

5

Núcleo da Diretoria do Fórum do Gama

5

Posto da Diretoria do Fórum Joaquim de S. Neto (Fórum Verde)

5

Posto da Diretoria do Fórum do Núcleo Bandeirante

4

Posto da Diretoria do Fórum de Brazlândia

3

Posto da Diretoria do Fórum do Guará

3

Posto da Diretoria do Fórum de Santa Maria

2

Posto da Diretoria do Fórum do Riacho Fundo

2

Núcleo da Diretoria do Fórum do Paranoá

1

TOTAL

381

Natal Solidário 2018 - estatística de doadores

Natal Solidário 2018 - participação por gênero

Natal Solidário 2018 - participação por dispositivo