Homem que matou outro por ter se envolvido com sua ex é condenado a 18 anos de prisão

por AF — publicado 2018-02-22T19:15:00-03:00

O Tribunal do Júri de Brasília condenou Glemesson da Silva Lopes a 18 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicial fechado, pelo assassinato de Henrique de Souza Oliveira. O réu foi condenado por homicídio duplamente qualificado, ocultação de cadáver e corrupção de menores (arts. 121, § 2º, II e IV e 211, ambos do CP, e art. 244-B da Lei 8.069/90). O julgamento aconteceu nesta quinta-feira, 22/2.

O crime ocorreu no dia 9 de fevereiro do 2016, no Setor de Chácaras Santa Luzia, na Estrutural. Glemesson, em concurso com quatro adolescentes, planejaram o crime e atraíram a vítima ao local do homicídio. Depois de executarem Henrique com vários tiros, o réu, auxiliado pelos adolescentes, ateou fogo ao cadáver, destruindo-o. A motivação do crime seria vingança, porque a vítima teria se envolvido amorosamente com a ex-companheira do réu e também com a ex-namorada de um dos adolescentes.

Durante a sessão de julgamento o órgão ministerial sustentou integralmente a acusação, pedindo a condenação de Glemesson. A defesa, por seu turno, requereu o afastamento da qualificadora do motivo fútil em relação ao crime de homicídio qualificado, e quanto aos crimes de ocultação de cadáver e corrupção de menores requereu a absolvição alegando ausência de materialidade.

Levados à Sala Secreta, os jurados votaram afirmativamente aos quesitos relativos à autoria e à materialidade. Também mantiveram as qualificadoras da denúncia.

O réu respondeu ao processo preso e deverá permanecer no presídio em que está custodiado, não tendo direito de recorrer da condenação em liberdade.

Processo: 2016.01.1.055358-9