NJM/TJDFT abre calendário do Maria da Penha vai às Escolas para 2018

por AF — publicado 2018-02-27T17:45:00-03:00

NJM/TJDFT abre calendário do Maria da Penha vai às EscolasAs atividades do Maria da Penha vai à Escola para 2018 já iniciaram. O Projeto, coordenado pelo Núcleo Judiciário da Mulher/TJDFT, é resultado da parceria entre TJDFT, o MPDFT, Secretaria de Educação do GDF, Secretaria da Mulher do GDF, Secretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes do GDF - SECRIA, Secretaria de Segurança Pública do GDF - SSP, Polícia Civil do DF, Polícia Militar do DF, Defensoria Pública do DF, OAB/DF, Universidade de Brasília - UnB e UniCeub.

No dia 26/02, foi realizada na Secretaria de Educação reunião de trabalho com os coordenadores das Coordenações Regionais de Ensino onde já acontecem as formações do projeto. Durante a reunião foi apresentado relatório das atividades que aconteceram nas CREs e discutidas propostas para 2018. Atualmente o projeto é desenvolvido nas seguintes CREs: Núcleo Bandeirante (que abrange as Circunscrições do Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo), Santa Maria, Guará, Sobradinho, Planaltina. Há ainda a previsão de se iniciar o projeto no Recanto das Emas, São Sebastião e Paranoá.

Além das atividades realizadas nas Coordenações Regionais de Ensino, faz parte das ações do projeto o curso Maria da Penha vai à Escola, ofertado pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE da Secretaria de Educação. O curso possui carga horária de 60 h/a, sendo 15h presencial e 45h realizadas na modalidade a distância. As inscrições para o curso estão abertas pelo site da EAPE: www.eape.se.df.gov.br e podem ser realizadas pelos profissionais da educação e das instituições da rede de proteção às mulheres. A aula inaugural será realizada no dia 05/04/2018 na EAPE.

Em 2017, o projeto alcançou mais de 1.500 pessoas de diversas instituições do DF. A fim de apoiar os profissionais na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher foi lançado o livro Maria da Penha vai à Escola, disponível para download gratuito pelo link http: http://www.tjdft.jus.br/institucional/2a-vice-presidencia/centro-judiciario-mulher/projetos-1/maria-da-penha-vai-a-escola.  Em novembro, foi realizado o I Congresso Maria da Penha vai à Escola com conferência, oficinas, apresentação de boas práticas e grupos de discussão. O relatório do Congresso pode ser acessado pelo link http://www.tjdft.jus.br/institucional/2a-vice-presidencia/centro-judiciario-mulher/relatorio-do-i-congresso-maria-da-penha-vai-a-escola .