Acusado de envolvimento em tentativa de homicídio entre vizinhos é condenado em Samambaia

por ASP — publicado 2018-01-30T17:55:00-03:00

O Tribunal do Júri de Samambaia condenou Hiago Aquilino de Menezes a 4 anos e 6 meses de reclusão, em razão de ter concorrido para a tentativa de homicídio contra um vizinho, ao associar-se a terceira pessoa ainda não identificada que, portando uma arma de fogo, efetuou disparos na direção da vítima. O réu irá cumprir a pena, inicialmente, no regime semi-aberto.

Para o juiz, as circunstâncias do crime foram graves, haja vista que o acusado se valeu de insídia e ardil no momento do crime, decorrente do fato de conhecer e ser vizinho da vítima, para lhe chamar de dentro da sua residência e esta vir em sua direção, momento em que terceira pessoa desferiu os disparos.

O magistrado ainda afirmou que as consequências também foram graves, tendo em vista que a vítima, após atingida, teve de ficar aproximadamente uma semana hospitalizada e passar por cirurgia, para convalescer das lesões provocadas pelos disparos.

Hiago foi condenado como incurso no artigo 121, caput, c/c o art. 14, inciso II, e o art. 29, todos do Código Penal.

Entenda o caso

De acordo com os autos, no dia 21/8/2011, por volta das 13h, em frente à casa da vítima, em Samambaia/DF, o acusado teria concorrido de forma relevante para o crime na medida em que instigou e auxiliou terceira pessoa a efetuar disparos de arma de fogo, em razão de um desentendimento banal entre vizinhos.

Por erro de pontaria, a vítima não foi atingida em região de letalidade imediata, o que possibilitou que recebesse atendimento médico de urgência e sobrevivesse aos ferimentos.

Processo: 2011.09.1.024537-8