Criminalidade diminui 60% no Recanto das Emas desde a instalação do Fórum

por AJ — publicado 2018-02-02T16:10:00-03:00

Desenhos de gráficos das estatísticas referentes aos crimes de homicídios na cidade de Recanto das Emas. Os gráficos são pintados de verde e vermelho.Os índices de criminalidade relativos aos crimes contra a vida na Região Administrativa do Recanto das Emas diminuíram consideravelmente desde a instalação do Fórum de Justiça na região. A notícia baseada em estatísticas foi comunicada ao Corregedor do TJDFT, desembargador Cruz Macedo, pelo juiz Angelo Pinheiro de Oliveira, titular da Vara Criminal e do Tribunal do Júri do Recanto das Emas, a partir do Ofício nº 5092/2017, da 27ª Delegacia de Polícia, assinado pelo delegado Chefe, Pablo Aguiar de Paula Gomes, em dezembro de 2017. 

Em 2016 foram registrados 43 crimes de homicídio no Recanto das Emas; em 2017 foram apenas 17 crimes, número que indica redução de 60%. Os dados revelam a “substancial e impressionante” redução de aproximadamente 60% (sessenta por cento) nos crimes de homicídios consumados na região, no período compreendido entre 1º/1/2016 e 6/12/2017. 

O Fórum Desembargador Valtênio Mendes Cardoso foi inaugurado em 28/3/2016, com a perspectiva de atender uma população de aproximadamente 200 mil pessoas. Até então, as demandas criminais ocorridas na região eram direcionadas e atendidas pelos juízos do Fórum de Samambaia. Na ocasião, o quadro refletia um sensível problema de segurança pública, devido à instalação de facções criminosas, formação de grupos envolvidos em “guerras” de quadras e multiplicação de crimes de violência contra a vida. A recorrente e elevada demanda foi perceptível por meio dos índices de distribuição de processos a partir da instalação da circunscrição judiciária, revelando ser, à época, a 2ª maior demanda em distribuição criminal do Distrito Federal, em comparação com varas idênticas de competência cumulada (criminal e tribunal do júri) em outras regiões. 

Nesse sentido, a presença da Justiça na cidade com a instalação do Fórum do Recanto das Emas, afirma o magistrado, assim como a dedicação, empenho e o intenso trabalho dos juízes criminais, dos servidores e estagiários, somados ao valioso esforço e dedicação do Ministério Público, da Defensoria Pública e da própria Polícia Civil e Militar, possibilitou a vazão da demanda e também coibiu a criminalidade na região e a redução de 60%.

Para o Corregedor de Justiça, desembargador Cruz Macedo, a informação, além da "relevância institucional, posto que umbilicalmente jungida à inequívoca presença mais próxima do Poder Judiciário na comunidade, reconhecido fator de estabilização e pacificação social, bem reflete os exitosos esforços empreendidos por todos os atores do sistema de justiça criminal, a merecer, por parte desta Corregedoria da Justiça, o devido reconhecimento, como sinalização de que o empenho de magistrados, servidores, membros do Ministério Público, defensores, advogados e policiais pode, em curto espaço de tempo, reverter em frutíferos resultados para a comunidade local".